Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5212 |
Resumo: | O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_fd5b8ba47dae24311a9a63835305c97e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasDificuldades de aprendizagemAprendizagem da leituraConsciência fonémicaFluência da leituraEnsino da leituraLearning disabilitiesLearning of reading, phonemicReading fluencyTeaching of readingDifficultés d'apprentissageApprentissage de la lectureConscience phonémiqueFluence en lectureEnseigner la lectureO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.Abstract The mastery of reading is extremely important for scholar acquisitions. However a significant number of students present specific learning disabilities in reading processes, which interfere with the overall process of teaching and learning. This article aims to review the factors associated with specific learning disabilities in reading processes and suggest strategies to promote effective teaching, namely, at phonemic awareness and reading fluency levels, indicating methodologies and activities that can be implemented in the classroom.Résumé La maîtrise de la lecture est extrêmement importante pour l'apprentissage scolaire. Un nombre important d'étudiants présente, cependant, des troubles spécifiques d’apprentissage au niveau de la lecture, qui interfèrent avec le processus global d'enseignement et d'apprentissage. Cet article vise à examiner les facteurs associés aux troubles spécifiques d’apprentissage au niveau de la lecture et à présenter des stratégies qui favorisent un enseignement efficace et la maîtrise de cette compétence, en particulier au niveau de la conscience phonémique et la fluence en lecture, indiquant des méthodologies et des activités qui peuvent être développées dans le contexte de salle de classe.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLFerreira, MarcoHorta, Inês Vasconcelos2015-09-21T15:32:57Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5212porFerreira, M., Horta, I., (2014) Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências, Da Investigação às Práticas, 5(2), 144 - 1542182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.292214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências Ferreira, Marco Dificuldades de aprendizagem Aprendizagem da leitura Consciência fonémica Fluência da leitura Ensino da leitura Learning disabilities Learning of reading, phonemic Reading fluency Teaching of reading Difficultés d'apprentissage Apprentissage de la lecture Conscience phonémique Fluence en lecture Enseigner la lecture |
title_short |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_sort |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
author |
Ferreira, Marco |
author_facet |
Ferreira, Marco Horta, Inês Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Horta, Inês Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Horta, Inês Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Aprendizagem da leitura Consciência fonémica Fluência da leitura Ensino da leitura Learning disabilities Learning of reading, phonemic Reading fluency Teaching of reading Difficultés d'apprentissage Apprentissage de la lecture Conscience phonémique Fluence en lecture Enseigner la lecture |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Aprendizagem da leitura Consciência fonémica Fluência da leitura Ensino da leitura Learning disabilities Learning of reading, phonemic Reading fluency Teaching of reading Difficultés d'apprentissage Apprentissage de la lecture Conscience phonémique Fluence en lecture Enseigner la lecture |
description |
O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21T15:32:57Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5212 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, M., Horta, I., (2014) Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências, Da Investigação às Práticas, 5(2), 144 - 154 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550584136335360 |