Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Horta, Inês Vasconcelos
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5212
Resumo: O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
id RCAP_fd5b8ba47dae24311a9a63835305c97e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasDificuldades de aprendizagemAprendizagem da leituraConsciência fonémicaFluência da leituraEnsino da leituraLearning disabilitiesLearning of reading, phonemicReading fluencyTeaching of readingDifficultés d'apprentissageApprentissage de la lectureConscience phonémiqueFluence en lectureEnseigner la lectureO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.Abstract The mastery of reading is extremely important for scholar acquisitions. However a significant number of students present specific learning disabilities in reading processes, which interfere with the overall process of teaching and learning. This article aims to review the factors associated with specific learning disabilities in reading processes and suggest strategies to promote effective teaching, namely, at phonemic awareness and reading fluency levels, indicating methodologies and activities that can be implemented in the classroom.Résumé La maîtrise de la lecture est extrêmement importante pour l'apprentissage scolaire. Un nombre important d'étudiants présente, cependant, des troubles spécifiques d’apprentissage au niveau de la lecture, qui interfèrent avec le processus global d'enseignement et d'apprentissage. Cet article vise à examiner les facteurs associés aux troubles spécifiques d’apprentissage au niveau de la lecture et à présenter des stratégies qui favorisent un enseignement efficace et la maîtrise de cette compétence, en particulier au niveau de la conscience phonémique et la fluence en lecture, indiquant des méthodologies et des activités qui peuvent être développées dans le contexte de salle de classe.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLFerreira, MarcoHorta, Inês Vasconcelos2015-09-21T15:32:57Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5212porFerreira, M., Horta, I., (2014) Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências, Da Investigação às Práticas, 5(2), 144 - 1542182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.292214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
spellingShingle Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Ferreira, Marco
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da leitura
Consciência fonémica
Fluência da leitura
Ensino da leitura
Learning disabilities
Learning of reading, phonemic
Reading fluency
Teaching of reading
Difficultés d'apprentissage
Apprentissage de la lecture
Conscience phonémique
Fluence en lecture
Enseigner la lecture
title_short Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_fullStr Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_sort Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
author Ferreira, Marco
author_facet Ferreira, Marco
Horta, Inês Vasconcelos
author_role author
author2 Horta, Inês Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marco
Horta, Inês Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da leitura
Consciência fonémica
Fluência da leitura
Ensino da leitura
Learning disabilities
Learning of reading, phonemic
Reading fluency
Teaching of reading
Difficultés d'apprentissage
Apprentissage de la lecture
Conscience phonémique
Fluence en lecture
Enseigner la lecture
topic Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da leitura
Consciência fonémica
Fluência da leitura
Ensino da leitura
Learning disabilities
Learning of reading, phonemic
Reading fluency
Teaching of reading
Difficultés d'apprentissage
Apprentissage de la lecture
Conscience phonémique
Fluence en lecture
Enseigner la lecture
description O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T15:32:57Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5212
url http://hdl.handle.net/10400.21/5212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, M., Horta, I., (2014) Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências, Da Investigação às Práticas, 5(2), 144 - 154
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550584136335360