Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asnes, Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3149
Resumo: A principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.
id RCAP_3fccf8b4d083f6dfafa85f7f2d059f86
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de LisboaAvaliação externa de escolasAvaliação interna de escolasPlanos de ação de melhoriaCiências da EducaçãoA principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.The main ambition of the present study is to try to understand the effects of school external evaluation on the Improvement Action Plan (IAP) of a school group in the south of the country. As a way of finding answers to the investigation problematics previously mentioned, six investigation questions were outlined, namely: I) What priorities are selected by the group, regarding the recommendations poured from the report of Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) when the IAP was elaborated to overcome the weaknesses of the system?; II) What strategies were adopted in the implementation of this plan?; III) How was its dissemination done?; IV) How is its implementation monitoring accomplished? V) In what way are teachers involved in the implementation of the IAP? and VI) What are its effects in school practices? The methodology adopted in the present investigation assumed a qualitative nature, being the case study the investigation strategy pursued. The empirical study took place during the 2019/2020 school year in a public school group in the south of the country. The main techniques of data collection were interviews conducted with the director, elements of the team of self-evaluation of the school group and department coordinators and document analysis. The content analysis was the technique of data treatment used.2020-07-23T09:17:45Z2020-07-232020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAsnes, P. (2020). Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3149http://hdl.handle.net/11328/3149Asnes, P. (2020). Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3149http://hdl.handle.net/11328/3149TID:202502082porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAsnes, Paulareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:21Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:50.685326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
title Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
spellingShingle Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
Asnes, Paula
Avaliação externa de escolas
Avaliação interna de escolas
Planos de ação de melhoria
Ciências da Educação
title_short Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
title_full Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
title_fullStr Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
title_full_unstemmed Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
title_sort Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa
author Asnes, Paula
author_facet Asnes, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Asnes, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa de escolas
Avaliação interna de escolas
Planos de ação de melhoria
Ciências da Educação
topic Avaliação externa de escolas
Avaliação interna de escolas
Planos de ação de melhoria
Ciências da Educação
description A principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23T09:17:45Z
2020-07-23
2020-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Asnes, P. (2020). Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3149
http://hdl.handle.net/11328/3149
Asnes, P. (2020). Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3149
http://hdl.handle.net/11328/3149
TID:202502082
identifier_str_mv Asnes, P. (2020). Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3149
TID:202502082
url http://hdl.handle.net/11328/3149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134959058812928