Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Pascoal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes Ferreira, António, Barreira, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103993
Resumo: Visou-se investigar a influência da transição para agrupamentos de escolas nos resultados da Avaliação Externa de Escola (AEE) de duas organizações escolares situadas bem próximo geograficamente. Considerando os dois ciclos de AEE já finalizados em Portugal (2006-2011 e 2011-2017), efetuou-se uma análise documental (4 relatórios de AEE e 1 contraditório). Os resultados obtidos revelam, entre outros, uma melhoria da classificação no domínio “Resultados”. A passagem para agrupamento de escolas não influenciou negativamente as classificações obtidas por cada organização escolar.
id UFRGS-22_8f05a15b7ff47e688e4305454c09d0a8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103993
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolaresAgrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.Visou-se investigar a influência da transição para agrupamentos de escolas nos resultados da Avaliação Externa de Escola (AEE) de duas organizações escolares situadas bem próximo geograficamente. Considerando os dois ciclos de AEE já finalizados em Portugal (2006-2011 e 2011-2017), efetuou-se uma análise documental (4 relatórios de AEE e 1 contraditório). Os resultados obtidos revelam, entre outros, uma melhoria da classificação no domínio “Resultados”. A passagem para agrupamento de escolas não influenciou negativamente as classificações obtidas por cada organização escolar.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10399310.21573/vol37n12021.103993REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-412447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103993/61605Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, PascoalGomes Ferreira, AntónioBarreira, Carlos2021-05-17T22:33:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/103993Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:03Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
title Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
spellingShingle Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
Albuquerque, Pascoal
Agrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.
title_short Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
title_full Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
title_fullStr Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
title_full_unstemmed Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
title_sort Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares
author Albuquerque, Pascoal
author_facet Albuquerque, Pascoal
Gomes Ferreira, António
Barreira, Carlos
author_role author
author2 Gomes Ferreira, António
Barreira, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Pascoal
Gomes Ferreira, António
Barreira, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Agrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.
topic Agrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.
description Visou-se investigar a influência da transição para agrupamentos de escolas nos resultados da Avaliação Externa de Escola (AEE) de duas organizações escolares situadas bem próximo geograficamente. Considerando os dois ciclos de AEE já finalizados em Portugal (2006-2011 e 2011-2017), efetuou-se uma análise documental (4 relatórios de AEE e 1 contraditório). Os resultados obtidos revelam, entre outros, uma melhoria da classificação no domínio “Resultados”. A passagem para agrupamento de escolas não influenciou negativamente as classificações obtidas por cada organização escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103993
10.21573/vol37n12021.103993
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103993
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.103993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103993/61605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-41
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-41
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 20-41
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372176101376