A autoridade e proximidade na relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13418 |
Resumo: | A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente). |
id |
RCAP_3ffdae9ea8c99739f3f6a0ff83602bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoridade e proximidade na relação pedagógicaEnsino BásicoAutoridadeProximidadeGestão de sala de aulaCapacitação PedagógicaDisponibilidade PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).Montiel, AntónioRepositório ComumPereira, Madalena2016-04-29T16:15:42Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13418TID:201135914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:24.048663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
title |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
spellingShingle |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica Pereira, Madalena Ensino Básico Autoridade Proximidade Gestão de sala de aula Capacitação Pedagógica Disponibilidade Pedagógica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
title_full |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
title_fullStr |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
title_sort |
A autoridade e proximidade na relação pedagógica |
author |
Pereira, Madalena |
author_facet |
Pereira, Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montiel, António Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Autoridade Proximidade Gestão de sala de aula Capacitação Pedagógica Disponibilidade Pedagógica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Autoridade Proximidade Gestão de sala de aula Capacitação Pedagógica Disponibilidade Pedagógica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-27 2014-06-27T00:00:00Z 2016-04-29T16:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13418 TID:201135914 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13418 |
identifier_str_mv |
TID:201135914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929174396928 |