A autoridade e proximidade na relação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Madalena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13418
Resumo: A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).
id RCAP_3ffdae9ea8c99739f3f6a0ff83602bda
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autoridade e proximidade na relação pedagógicaEnsino BásicoAutoridadeProximidadeGestão de sala de aulaCapacitação PedagógicaDisponibilidade PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).Montiel, AntónioRepositório ComumPereira, Madalena2016-04-29T16:15:42Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13418TID:201135914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:24.048663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autoridade e proximidade na relação pedagógica
title A autoridade e proximidade na relação pedagógica
spellingShingle A autoridade e proximidade na relação pedagógica
Pereira, Madalena
Ensino Básico
Autoridade
Proximidade
Gestão de sala de aula
Capacitação Pedagógica
Disponibilidade Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A autoridade e proximidade na relação pedagógica
title_full A autoridade e proximidade na relação pedagógica
title_fullStr A autoridade e proximidade na relação pedagógica
title_full_unstemmed A autoridade e proximidade na relação pedagógica
title_sort A autoridade e proximidade na relação pedagógica
author Pereira, Madalena
author_facet Pereira, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Autoridade
Proximidade
Gestão de sala de aula
Capacitação Pedagógica
Disponibilidade Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Autoridade
Proximidade
Gestão de sala de aula
Capacitação Pedagógica
Disponibilidade Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-27
2014-06-27T00:00:00Z
2016-04-29T16:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13418
TID:201135914
url http://hdl.handle.net/10400.26/13418
identifier_str_mv TID:201135914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929174396928