O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2362 |
Resumo: | Atualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação. |
id |
RCAP_61c5e72dc043bc28af0abc3a4d5c6357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2362 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de BastoInsucesso EscolarEducação FísicaProfessoresAtualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação.Currently, school failure is one of the central and more investigated issues in the education system, but school failure and consequent dropout still exist. Its causes are numerous. The object of study is how physical education as a curricular subject can contribute to combat school failure. Several studies have shown that physical activity can help students physicaly, mentaly and cognitively and thereby increase educational success. The present study aims to determine, if in the teachers’ opinion, physical education contributes to combating students’ school failure. Respondents were 68 teachers, aged between 30 and 50 years. The constituents of the sample were 12 of the mathematics and experimental sciences department, 12 of the languages department, 20 of the social sciences and humanities department and, finally, 24 of the department of expressions of a School in the District of Braga. After analyzing the results, it was found that the teachers surveyed generally agree that physical education contributes as a factor of integration and socialization of students. It appears that the majority of teachers agree that students through Physics Education get to know their colleagues better and learn rules of social behavior, such as respect for others. All teachers agreed that physical education develops motor skills. Regarding the question if the physical education classes develop useful and applicable knowledge to other disciplines, most teachers agree with this. Finally, the discipline in question increases the probability of academic success, teachers' responses are neutral, with 47% of respondents agreeing with this statement.2013-05-07T10:07:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2362porMendes, Filipe Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:45.749787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
title |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
spellingShingle |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto Mendes, Filipe Alves Insucesso Escolar Educação Física Professores |
title_short |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
title_full |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
title_fullStr |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
title_full_unstemmed |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
title_sort |
O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto |
author |
Mendes, Filipe Alves |
author_facet |
Mendes, Filipe Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Filipe Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insucesso Escolar Educação Física Professores |
topic |
Insucesso Escolar Educação Física Professores |
description |
Atualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-07T10:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2362 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137134291976192 |