O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Filipe Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2362
Resumo: Atualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação.
id RCAP_61c5e72dc043bc28af0abc3a4d5c6357
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de BastoInsucesso EscolarEducação FísicaProfessoresAtualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação.Currently, school failure is one of the central and more investigated issues in the education system, but school failure and consequent dropout still exist. Its causes are numerous. The object of study is how physical education as a curricular subject can contribute to combat school failure. Several studies have shown that physical activity can help students physicaly, mentaly and cognitively and thereby increase educational success. The present study aims to determine, if in the teachers’ opinion, physical education contributes to combating students’ school failure. Respondents were 68 teachers, aged between 30 and 50 years. The constituents of the sample were 12 of the mathematics and experimental sciences department, 12 of the languages department, 20 of the social sciences and humanities department and, finally, 24 of the department of expressions of a School in the District of Braga. After analyzing the results, it was found that the teachers surveyed generally agree that physical education contributes as a factor of integration and socialization of students. It appears that the majority of teachers agree that students through Physics Education get to know their colleagues better and learn rules of social behavior, such as respect for others. All teachers agreed that physical education develops motor skills. Regarding the question if the physical education classes develop useful and applicable knowledge to other disciplines, most teachers agree with this. Finally, the discipline in question increases the probability of academic success, teachers' responses are neutral, with 47% of respondents agreeing with this statement.2013-05-07T10:07:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2362porMendes, Filipe Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:45.749787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
title O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
spellingShingle O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
Mendes, Filipe Alves
Insucesso Escolar
Educação Física
Professores
title_short O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
title_full O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
title_fullStr O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
title_full_unstemmed O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
title_sort O contributo da educação física no combate ao insucesso escolar: A Perspetiva dos Professores de uma Escola Básica e Secundária do Concelho de Celorico de Basto
author Mendes, Filipe Alves
author_facet Mendes, Filipe Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Filipe Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso Escolar
Educação Física
Professores
topic Insucesso Escolar
Educação Física
Professores
description Atualmente, o insucesso escolar é uma das problemáticas centrais e mais investigadas no sistema educativo. No entanto, continua a existir insucesso académico e, por conseguinte, abandono escolar, sendo inúmeras as suas causas. O objeto deste estudo prende-se com a possibilidade de saber se a disciplina curricular de Educação Física contribui para a diminuição do insucesso escolar. Diversos estudos têm provado que a atividade física pode ajudar os alunos a nível físico, mental e cognitivo e, desta forma, aumentar o seu sucesso educativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se, na opinião dos docentes, a Educação Física concorre no combate ao insucesso escolar dos alunos. Assim, foram inquiridos 68 professores, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Os elementos constituintes da amostra são 12 do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, 12 do departamento de Línguas, 20 do departamento de Ciências Sociais e Humanas e, igualmente, 24 do departamento das Expressões de uma escola secundária de um concelho de Braga. Após a análise dos resultados, verificou-se que os professores inquiridos concordam, de modo geral, que a Educação Física contribui como fator de socialização e de integração dos alunos; observando-se também que a maioria dos docentes admite que os alunos, através da Educação Física, passam a conhecer melhor os seus colegas e aprendem regras de comportamento social, a exemplo do respeito pelos outros. Todos os docentes concordaram, igualmente, que a educação física desenvolve as capacidades motoras. Já em relação à questão de a disciplina de Educação Física desenvolver aprendizagens úteis e aplicáveis em outras disciplinas ou áreas curriculares, a maioria dos docentes reconhece essa possibilidade. Por fim, perante a hipótese de a disciplina em questão aumentar a probabilidade de sucesso escolar, as respostas dos docentes são neutras, tendo 47% dos inquiridos estado em concordância com esta afirmação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-07T10:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2362
url http://hdl.handle.net/10348/2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137134291976192