Efeitos dos influenciadores digitais no passa-palavra de produtos através do Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49982 |
Resumo: | presente dissertação foi elaborada no âmbito do mestrado em gestão de marketing e tem o objetivo de estudar os efeitos dos influenciadores digitais no passa-a-palavra associado a produtos através da plataforma digital Instagram. De forma a alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio da metodologia indutiva e de pesquisa bibliográfica a partir da análise de informações e de dados encontrados sobre o tema, com foco na atuação dos influenciadores digitais, na visibilidade e nas vendas de produtos, através do Instagram. Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o marketing digital precisa seguir algumas ações estratégicas para atrair clientes e que as redes sociais constituem o meio mais adequado para aproximar a relação entre empresa e cliente. Nesse contexto, na maioria das vezes, o influenciador digital atua de forma positiva na escolha do consumidor quando partilham conteúdos visuais de qualidade, textos e suas experiências vividas com a marca e seus respectivos produtos, e também por transmitirem características como credibilidade e confiança, aumentando a intenção de compra dos seus seguidores. Com a expectativa de alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário online, sobre a visão dos utilizadores da rede social Instagram, os quais também são consumidores dos conteúdos produzidos e/ou divulgados pelos influenciadores digitais. Através dos resultados provenientes da análise quantitativa, conclui-se que a categoria de Influenciadores Digitais, cada vez mais, ganha espaço e que as opiniões e experiências por estes partilhadas, têm de facto cada vez mais influência no processo de tomada de decisão e compra dos seus seguidores. |
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Efeitos dos influenciadores digitais no passa-palavra de produtos através do InstagramMarketing DigitalInternetInfluenciador digitalRede socialDigital marketingDigital influencerSocial mediapresente dissertação foi elaborada no âmbito do mestrado em gestão de marketing e tem o objetivo de estudar os efeitos dos influenciadores digitais no passa-a-palavra associado a produtos através da plataforma digital Instagram. De forma a alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio da metodologia indutiva e de pesquisa bibliográfica a partir da análise de informações e de dados encontrados sobre o tema, com foco na atuação dos influenciadores digitais, na visibilidade e nas vendas de produtos, através do Instagram. Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o marketing digital precisa seguir algumas ações estratégicas para atrair clientes e que as redes sociais constituem o meio mais adequado para aproximar a relação entre empresa e cliente. Nesse contexto, na maioria das vezes, o influenciador digital atua de forma positiva na escolha do consumidor quando partilham conteúdos visuais de qualidade, textos e suas experiências vividas com a marca e seus respectivos produtos, e também por transmitirem características como credibilidade e confiança, aumentando a intenção de compra dos seus seguidores. Com a expectativa de alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário online, sobre a visão dos utilizadores da rede social Instagram, os quais também são consumidores dos conteúdos produzidos e/ou divulgados pelos influenciadores digitais. Através dos resultados provenientes da análise quantitativa, conclui-se que a categoria de Influenciadores Digitais, cada vez mais, ganha espaço e que as opiniões e experiências por estes partilhadas, têm de facto cada vez mais influência no processo de tomada de decisão e compra dos seus seguidores.ABSTRACT The present dissertation was elaborated for the master’s degree on marketing management and aims to study the impact of digital influencers on word-of-mouth associated with products and brands through the Instagram digital platform. In order to achieve the objectives of this investigation, quantitative research was carried out, developed through the inductive methodology and bibliographical research from the analysis of information and data found on the subject, focusing on the performance of digital influencers, on the visibility and in the sales of a brand and its products through Instagram. Through the analysis of the results, it was maintained that digital marketing needs to follow some strategic actions to attract customers and that social media are the most appropriate means to bring the relationship between company and customer closer together. In this context, most of the time, the digital influencer acts positively in consumer choice when sharing quality visual content, texts and their experiences with the brand, and also by transmitting features such as trust and confidence, increasing purchase intent of your followers. With the expectation of achieving the objectives of this investigation, quantitative research was carried out, through an online questionnaire survey, on the view of users of the social network Instagram, who are also consumers of content produced and/or disseminated by digital influencers. Through the results from the quantitative analysis, it is concluded that the category of Digital Influencers is increasingly gaining space and that the opinions and experiences shared by them, have in fact more and more influence in the decision-making process and purchase of products. your followers.Silveira, PauloRepositório ComumJanuário, Larissa Maria Gomes de Castro Arnold2024-02-22T14:24:39Z2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:33.686812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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presente dissertação foi elaborada no âmbito do mestrado em gestão de marketing e tem o objetivo de estudar os efeitos dos influenciadores digitais no passa-a-palavra associado a produtos através da plataforma digital Instagram. De forma a alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio da metodologia indutiva e de pesquisa bibliográfica a partir da análise de informações e de dados encontrados sobre o tema, com foco na atuação dos influenciadores digitais, na visibilidade e nas vendas de produtos, através do Instagram. Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o marketing digital precisa seguir algumas ações estratégicas para atrair clientes e que as redes sociais constituem o meio mais adequado para aproximar a relação entre empresa e cliente. Nesse contexto, na maioria das vezes, o influenciador digital atua de forma positiva na escolha do consumidor quando partilham conteúdos visuais de qualidade, textos e suas experiências vividas com a marca e seus respectivos produtos, e também por transmitirem características como credibilidade e confiança, aumentando a intenção de compra dos seus seguidores. Com a expectativa de alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário online, sobre a visão dos utilizadores da rede social Instagram, os quais também são consumidores dos conteúdos produzidos e/ou divulgados pelos influenciadores digitais. Através dos resultados provenientes da análise quantitativa, conclui-se que a categoria de Influenciadores Digitais, cada vez mais, ganha espaço e que as opiniões e experiências por estes partilhadas, têm de facto cada vez mais influência no processo de tomada de decisão e compra dos seus seguidores. |
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