Efeitos dos influenciadores digitais no passa-palavra de produtos através do Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, Larissa Maria Gomes de Castro Arnold
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49982
Resumo: presente dissertação foi elaborada no âmbito do mestrado em gestão de marketing e tem o objetivo de estudar os efeitos dos influenciadores digitais no passa-a-palavra associado a produtos através da plataforma digital Instagram. De forma a alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio da metodologia indutiva e de pesquisa bibliográfica a partir da análise de informações e de dados encontrados sobre o tema, com foco na atuação dos influenciadores digitais, na visibilidade e nas vendas de produtos, através do Instagram. Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o marketing digital precisa seguir algumas ações estratégicas para atrair clientes e que as redes sociais constituem o meio mais adequado para aproximar a relação entre empresa e cliente. Nesse contexto, na maioria das vezes, o influenciador digital atua de forma positiva na escolha do consumidor quando partilham conteúdos visuais de qualidade, textos e suas experiências vividas com a marca e seus respectivos produtos, e também por transmitirem características como credibilidade e confiança, aumentando a intenção de compra dos seus seguidores. Com a expectativa de alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário online, sobre a visão dos utilizadores da rede social Instagram, os quais também são consumidores dos conteúdos produzidos e/ou divulgados pelos influenciadores digitais. Através dos resultados provenientes da análise quantitativa, conclui-se que a categoria de Influenciadores Digitais, cada vez mais, ganha espaço e que as opiniões e experiências por estes partilhadas, têm de facto cada vez mais influência no processo de tomada de decisão e compra dos seus seguidores.
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description presente dissertação foi elaborada no âmbito do mestrado em gestão de marketing e tem o objetivo de estudar os efeitos dos influenciadores digitais no passa-a-palavra associado a produtos através da plataforma digital Instagram. De forma a alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio da metodologia indutiva e de pesquisa bibliográfica a partir da análise de informações e de dados encontrados sobre o tema, com foco na atuação dos influenciadores digitais, na visibilidade e nas vendas de produtos, através do Instagram. Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o marketing digital precisa seguir algumas ações estratégicas para atrair clientes e que as redes sociais constituem o meio mais adequado para aproximar a relação entre empresa e cliente. Nesse contexto, na maioria das vezes, o influenciador digital atua de forma positiva na escolha do consumidor quando partilham conteúdos visuais de qualidade, textos e suas experiências vividas com a marca e seus respectivos produtos, e também por transmitirem características como credibilidade e confiança, aumentando a intenção de compra dos seus seguidores. Com a expectativa de alcançar os objetivos desta investigação, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário online, sobre a visão dos utilizadores da rede social Instagram, os quais também são consumidores dos conteúdos produzidos e/ou divulgados pelos influenciadores digitais. Através dos resultados provenientes da análise quantitativa, conclui-se que a categoria de Influenciadores Digitais, cada vez mais, ganha espaço e que as opiniões e experiências por estes partilhadas, têm de facto cada vez mais influência no processo de tomada de decisão e compra dos seus seguidores.
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