Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11022
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_5eddbe24c49b4dff26d40abf508ea0db
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridadeIndisciplina escolarViolência escolarDisrupção escolarTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Discutir sobre o tema da indisciplina e da violência é falar sobre assuntos presentes no cotidiano das escolas. Tais situações são relatadas, frequentemente nas conversas dos educadores, nas salas dos professores, em reuniões pedagógicas, conselho de classe, dentre outros. Tal discussão, muitas vezes, não esclarece os conceitos e acaba generalizando a definição dos dois temas. Para muitas pessoas, em função dessa generalização de conceitos, indisciplina escolar e violência acabam tendo a mesma definição e acabam sendo resolvidas de maneira similar. Para desenvolver tal assunto, foi necessário recorrer a estudos que investigaram o que é indisciplina escolar. Tais pesquisas mostram uma confusão de conceitos, por parte dos pesquisados, que podem interferir diretamente na forma de atuação dos professores com relação aos problemas da indisciplina e de violência encontrados nas escolas. A presente investigação teve como objetivo geral conhecer as representações que os alunos do 8º e do 10º anos de escolaridade têm acerca da indisciplina e da violência na escola. Os sujeitos da amostra foram alunos do 8º e 10º anos de escolaridade que frequentavam a escola secundária no Brasil, num total de 113 amostras. Para avaliar a disrupção neste meio escolar foi utilizada a escala Peer Victimization Scale, na sua adaptação para Portugal, realizada por Veiga (2008) que possibilitou avaliar comportamentos do agressor e do agredido. Foram formadas nove questões de estudo com o propósito de analisar a distribuição de alunos pela disrupção, vitimização e agressão na escola; os resultados em tais comportamentos foram, também, considerados em função do ano de escolaridade e do gênero. A análise dos resultados permitiu encontrar que algumas das diferenças foram significativas nas dimensões da disrupção escolar, agressão e vitimização em função do ano de escolaridade e de gênero, mas que na sua generalidade tal não ocorreu. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e ao longo da escolaridade.Discuss the issue of indiscipline and violence is to talk about issues in the daily routine of the schools. Such situations are reported frequently in conversations of educators in the classrooms of teachers in pedagogical meetings, class council, among others. Such discussion often does not clarify the concepts and just generalizing the definition of the two themes. For many people, depending on how the generalization of concepts, school discipline and violence end up having the same resolution and end up being resolved in a similar manner. To develop such a subject was no need for studies that investigated what school indiscipline. These studies show a confusion of concepts, by the respondents, which may interfere directly in the form of performance of teachers in relation to problems of indiscipline and violence found in schools. This research investigation aims to discover the representations that students of 8th and 10th years of schooling have about indiscipline and violence in schools. The sample subjects were students of 8th and 10th years of education who attended high school in Brazil, totaling 113 samples. To evaluate the disruption this school through the Peer Victimization Scale Scale was used in adapting to Portugal, conducted by Veiga (2008) that allowed us to evaluate the behaviors of attacker and attacked. Nine questions of the study were formed with the purpose of analyzing the distribution of students by the disruption, aggression and victimization in school, the results in such behaviors were also considered as a function of grade and gender. The results allowed to find that some of the differences were significant in the dimensions of school disruption, aggression and victimization on the basis of grade and gender, but in general this has not occurred. The study points to the need for further research, according to new contexts and throughout schooling.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-2014-05-19T11:53:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11022TID:201283182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:49.939665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
title Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
spellingShingle Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-
Indisciplina escolar
Violência escolar
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2014
title_short Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
title_full Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
title_fullStr Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
title_full_unstemmed Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
title_sort Indisciplina e violência na escola : um estudo com alunos brasileiros do 8º e 10º anos de escolaridade
author Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-
author_facet Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Violência escolar
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2014
topic Indisciplina escolar
Violência escolar
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T11:53:38Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11022
TID:201283182
url http://hdl.handle.net/10451/11022
identifier_str_mv TID:201283182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134244473143296