Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11181 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados. |
id |
RCAP_40c82ca0ce044d1205e1b0e535bf3bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-MoçambiqueEducação a distânciaMediação pedagógicaFeedbackMaputoMoçambiqueDistance educationPedagogical mediationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.The present research aims to analyze the process of teacher feedback during the online activities of teachers and students in the Center for Open and Distance Education of the Pedagogical University of Maputo - Mozambique, in the first year of the degree course in History Teaching, held during the second semester of 2019. The methodology used was the case study, with a quantitative approach that included learning analytics with evidence extracted from the Moodle platform and the corresponding statistical treatment of the data, as well as using the technique of nonparticipant observation in seven courses. The sample of respondents was 166 students. From the results obtained in this research, it was concluded that when the feedback is done in an effective way, as observed in the case of the subject History of Mozambique until the 15th century, it is possible to achieve positive results and a good performance from the students. We also observed a positive performance that was not explained by the feedback given to the students in the case of four subjects: History of Africa until the 15th century, General Pedagogical Practices, General Didactics and General Psychology. This result may be explained by other reasons that were not studied in this research, and future investigations are needed to assess in more depth this positive achievement that was not explained by the students' feedback. The results obtained in this research may have an impact on the course and on the pedagogical mediation developed and, therefore, will be made available to the Center for Open and Distance Education with the objective of establishing actions for improvement in the quality of the services provided.A investigação realizada no âmbito desta dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Afonso, Ana PaulaMorgado, LinaRepositório AbertoAlizeu, Augusta Filimone Guilima2021-07-012021-10-012024-07-01T00:00:00Z2021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11181TID:202775534porAlizeu, Augusta Filimone Guilima - Mediação pedagógica em ensino a distância [Em linha]: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. [S.l.]: [s.n.], 2021. 129 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.411644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
title |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
spellingShingle |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique Alizeu, Augusta Filimone Guilima Educação a distância Mediação pedagógica Feedback Maputo Moçambique Distance education Pedagogical mediation ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
title_full |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
title_fullStr |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
title_full_unstemmed |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
title_sort |
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique |
author |
Alizeu, Augusta Filimone Guilima |
author_facet |
Alizeu, Augusta Filimone Guilima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Paula Morgado, Lina Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alizeu, Augusta Filimone Guilima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Mediação pedagógica Feedback Maputo Moçambique Distance education Pedagogical mediation ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Educação a distância Mediação pedagógica Feedback Maputo Moçambique Distance education Pedagogical mediation ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 2021-10-01 2021-07-01T00:00:00Z 2024-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11181 TID:202775534 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11181 |
identifier_str_mv |
TID:202775534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alizeu, Augusta Filimone Guilima - Mediação pedagógica em ensino a distância [Em linha]: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. [S.l.]: [s.n.], 2021. 129 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095454433280 |