Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14114 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objectivo é documentar e reflectir sobre a prática desenvolvida durante o ano lectivo 2010/2011 na escola EB 2,3 Conde de Vilalva e Secundária Gabriel Pereira em Évora. Desta forma, o presente documento espelhará todo o trabalho desenvolvido com as duas turmas seguidas ao longo do ano lectivo, destacando-se as actividades de planeamento, avaliação, condução do ensino e actividades complementares à PES, entre elas, uma investigação sobre a percepção e estratégias a adoptar sobre a indisciplina na Educação Física. Todo este processo foi supervisionado por dois orientadores cooperantes, um de cada escola e um orientador de estágio, docente da Universidade de Évora; ABSTRACT: This report comes as a result of the Curricular Unit of Supervised, included in the studying plan of a Master’s Degree in teaching Physical Training to booth elementary and secondary education. Its main purpose is to document and reflect on the practice developed during the tuition in the school year of 2010/2011, on the following schools: EB 2, 3 Conde de Vilalva and Gabriel Pereira High School in Évora. This project will show all the work that was developed by the two classes throughout all year, with a special focus on planning, evaluating and teaching activities related to this Unit of Supervised Practice Teaching. It will also mention the main points connected to the extra-curricular activities; among them a research on perception and strategies to adopt regarding indiscipline on physical education. This project was supervised by two guiding teachers from the above mentioned schools, as well as one other mentor from Évora University to supervise the practical traineeship. |
id |
RCAP_40d180bc1723e9b67328329e1c69a64c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel PereiraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioSupervised practice teachingPhysical educationElementary educationSecondary educationO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objectivo é documentar e reflectir sobre a prática desenvolvida durante o ano lectivo 2010/2011 na escola EB 2,3 Conde de Vilalva e Secundária Gabriel Pereira em Évora. Desta forma, o presente documento espelhará todo o trabalho desenvolvido com as duas turmas seguidas ao longo do ano lectivo, destacando-se as actividades de planeamento, avaliação, condução do ensino e actividades complementares à PES, entre elas, uma investigação sobre a percepção e estratégias a adoptar sobre a indisciplina na Educação Física. Todo este processo foi supervisionado por dois orientadores cooperantes, um de cada escola e um orientador de estágio, docente da Universidade de Évora; ABSTRACT: This report comes as a result of the Curricular Unit of Supervised, included in the studying plan of a Master’s Degree in teaching Physical Training to booth elementary and secondary education. Its main purpose is to document and reflect on the practice developed during the tuition in the school year of 2010/2011, on the following schools: EB 2, 3 Conde de Vilalva and Gabriel Pereira High School in Évora. This project will show all the work that was developed by the two classes throughout all year, with a special focus on planning, evaluating and teaching activities related to this Unit of Supervised Practice Teaching. It will also mention the main points connected to the extra-curricular activities; among them a research on perception and strategies to adopt regarding indiscipline on physical education. This project was supervised by two guiding teachers from the above mentioned schools, as well as one other mentor from Évora University to supervise the practical traineeship.Universidade de Évora2015-04-16T10:09:45Z2015-04-162011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14114http://hdl.handle.net/10174/14114porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Martins, Isabel Maria Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:58.008625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira Martins, Isabel Maria Sequeira Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Supervised practice teaching Physical education Elementary education Secondary education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionado realizado no Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - EB 2,3 Conde Vilalva e Escola Secundária Gabriel Pereira |
author |
Martins, Isabel Maria Sequeira |
author_facet |
Martins, Isabel Maria Sequeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Isabel Maria Sequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Supervised practice teaching Physical education Elementary education Secondary education |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Supervised practice teaching Physical education Elementary education Secondary education |
description |
O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objectivo é documentar e reflectir sobre a prática desenvolvida durante o ano lectivo 2010/2011 na escola EB 2,3 Conde de Vilalva e Secundária Gabriel Pereira em Évora. Desta forma, o presente documento espelhará todo o trabalho desenvolvido com as duas turmas seguidas ao longo do ano lectivo, destacando-se as actividades de planeamento, avaliação, condução do ensino e actividades complementares à PES, entre elas, uma investigação sobre a percepção e estratégias a adoptar sobre a indisciplina na Educação Física. Todo este processo foi supervisionado por dois orientadores cooperantes, um de cada escola e um orientador de estágio, docente da Universidade de Évora; ABSTRACT: This report comes as a result of the Curricular Unit of Supervised, included in the studying plan of a Master’s Degree in teaching Physical Training to booth elementary and secondary education. Its main purpose is to document and reflect on the practice developed during the tuition in the school year of 2010/2011, on the following schools: EB 2, 3 Conde de Vilalva and Gabriel Pereira High School in Évora. This project will show all the work that was developed by the two classes throughout all year, with a special focus on planning, evaluating and teaching activities related to this Unit of Supervised Practice Teaching. It will also mention the main points connected to the extra-curricular activities; among them a research on perception and strategies to adopt regarding indiscipline on physical education. This project was supervised by two guiding teachers from the above mentioned schools, as well as one other mentor from Évora University to supervise the practical traineeship. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-04-16T10:09:45Z 2015-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14114 http://hdl.handle.net/10174/14114 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136544750043136 |