Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35992 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
id |
RCAP_40fe0ba963fa7e2908764bce03a81810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino SecundárioPerceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary educationProfissão docenteTrabalho docenteProfissionalismoTeaching professionTeachers’ workProfessionalism371.12Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)Este estudo insere-se num projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership (TEL) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPECED/ 112164/2009), levado a cabo no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Este trabalho circunscreve-se à fase II do projeto TEL, cujos dados foram recolhidos através de focus group a professores do 2.º e 3.º CEB e ES. Os focus group foram realizados entre novembro de 2012 e abril de 2013. Participaram neste estudo 68 professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de Portugal Continental, de contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu colher uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos professores envolvidos no estudo. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias de análise: i) mudanças no trabalho das escolas e dos professores; ii) fatores de maior e menor satisfação profissional; iii) sentimentos e emoções dominantes e, iv) modos de trabalho e relacionamento entre os professores. Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão negativa em relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor com especial destaque para o papel dos meios de comunicação. Embora se reconheçam enquanto profissionais comprometidos com os seus alunos e a sua aprendizagem, as alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos anos, têm afetado negativamente as perceções, sentimentos e emoções dos professores, com repercussão nos seus modos de relacionamento e na sua satisfação profissional.This study is part of a larger project entitled Teachers Exercising Leadership (TEL) financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE CED/112164/2009), carried out at the Research Centre for Child Studies, Institute of Education, University of Minho. This work relates to the phase II of the TEL project whose data were collected through focus groups with teachers at 2nd and 3rd cycles of elementary and secondary education. The focus groups were performed between November 2012 and April 2013. In total, 53 teachers participated in this study from eleven schools in mainland Portugal, from educational contexts that have different characteristics, which allowed us to collect a plurality of voices taking into account the experiences of each of the teachers involved in the study. From data analysis the following categories emerged: i) changes in the work of schools and teachers; ii) factors that lead to professional satisfaction and dissatisfaction; iii) prevalent feelings and emotions and iv) working methods and relationship between teachers. The results from the testimonies of teachers point to a negative view about the recent legislative changes and the lack of valorization of the teachers with special emphasis on the role of the media. Although they recognize themselves as professionals committed to their students and their learning the changes in the work of schools and teachers, in the last few years, teachers’ lives have been negatively affected and this is visible in their perceptions, feelings and emotions with impact in their modes of professional relationships and job satisfaction.FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia: Projeto TEL - Teachers Exercising Leadership (PTDC/CPE-CED/112164/2009).Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEFlores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoPinheiro, Cláudia Manuela da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35992por201500590info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:57.886830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário Perceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary education |
title |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
spellingShingle |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva Profissão docente Trabalho docente Profissionalismo Teaching profession Teachers’ work Professionalism 371.12 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
title_full |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
title_fullStr |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
title_sort |
Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
author |
Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva |
author_facet |
Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Maria Assunção Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão docente Trabalho docente Profissionalismo Teaching profession Teachers’ work Professionalism 371.12 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Profissão docente Trabalho docente Profissionalismo Teaching profession Teachers’ work Professionalism 371.12 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35992 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201500590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132674152988672 |