Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia Adelaide Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2161
Resumo: Resumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades.
id RCAP_4101be7fa12de3eda37182968bbb7dfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolarParticipaçãoAtividadesJardim de InfânciaResumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades.Abstract This final report contains two parts that aim to know our opinion about the curriculum of the participation of parents in Early Childhood Education and Teaching 1. Cycle of basic education, by voicing our thoughts throughout our stay both in the context of presschool education and 1. first cycle of Basic Education. In another part of the report we set out a research on parent participation in activities in the kindergarten, in which we want to know the opinion of educators and parents about the participation in the kindergarten in order to understand which activities are most common and how it participation happens . We decided to use interviews in order to meet the expectations and activities that both parts have participated and suggested. These results lead us to conclude that parents participate more in activities that the teacher asked them to do at home than in volunteer activities in the context of the activity room.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Sofia Adelaide Pereira2014-05-19T13:30:43Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2161porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.604615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
title Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
spellingShingle Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
Santos, Sofia Adelaide Pereira
Participação
Atividades
Jardim de Infância
title_short Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
title_full Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
title_fullStr Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
title_full_unstemmed Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
title_sort Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
author Santos, Sofia Adelaide Pereira
author_facet Santos, Sofia Adelaide Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Figueiredo, Maria Pacheco
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sofia Adelaide Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Atividades
Jardim de Infância
topic Participação
Atividades
Jardim de Infância
description Resumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2014-05-19T13:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2161
url http://hdl.handle.net/10400.19/2161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879589613568