Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2161 |
Resumo: | Resumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades. |
id |
RCAP_4101be7fa12de3eda37182968bbb7dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolarParticipaçãoAtividadesJardim de InfânciaResumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades.Abstract This final report contains two parts that aim to know our opinion about the curriculum of the participation of parents in Early Childhood Education and Teaching 1. Cycle of basic education, by voicing our thoughts throughout our stay both in the context of presschool education and 1. first cycle of Basic Education. In another part of the report we set out a research on parent participation in activities in the kindergarten, in which we want to know the opinion of educators and parents about the participation in the kindergarten in order to understand which activities are most common and how it participation happens . We decided to use interviews in order to meet the expectations and activities that both parts have participated and suggested. These results lead us to conclude that parents participate more in activities that the teacher asked them to do at home than in volunteer activities in the context of the activity room.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Sofia Adelaide Pereira2014-05-19T13:30:43Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2161porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.604615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
title |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
spellingShingle |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar Santos, Sofia Adelaide Pereira Participação Atividades Jardim de Infância |
title_short |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
title_full |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
title_fullStr |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
title_sort |
Percursos de reflexão : do estágio em Educação Pré-escolar |
author |
Santos, Sofia Adelaide Pereira |
author_facet |
Santos, Sofia Adelaide Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, António Ferreira Figueiredo, Maria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sofia Adelaide Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Atividades Jardim de Infância |
topic |
Participação Atividades Jardim de Infância |
description |
Resumo Este relatório final de estágio contém duas partes: a primeira tem como objetivo, para além de conhecer a nossa opinião sobre o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dar a conhecer as nossas reflexões sobre os estágios em contexto de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte do relatório consta de um trabalho de investigação sobre a participação dos pais nas atividades realizadas no Jardim de Infância, quais as atividades mais usuais e o modo prático dessa participação. Para saber tudo isso, optámos por realizar entrevistas, de modo a conhecer as expectativas e atividades em que tenham participado e sugerido. Os resultados levam-nos a concluir que os pais participam mais em atividades que a educadora solicita para realizar em casa do que em voluntariado em contexto de sala de atividades. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2012-12-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:30:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2161 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879589613568 |