No caminho da Construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17922 |
Resumo: | A concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção". |
id |
RCAP_410dd98c4eb101b8dc8eeaa4f5dce0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
No caminho da ConstruçãoPrática de ensino supervisionadaInvestigaçãoReflexãoConstruçãoSupervised teaching practiceInvestigationReflexionConstructionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".The completion of this report comes within the scope of the Course Supervised Teaching Practice included in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, as a mandatory document for the qualification of the student for teaching in the areas of incidence. The document mirrors the action taken and, consequently, its reflection throughout the formation of the master's student, supported by theoretical and legal assumptions. The action research methodology inherent to the training contributed to the development of all the master's student's work, favoring the use of innovative and significant practices, methodologies and approaches for the educational context. Supervised Teaching Practice refers to the moment of internship, developed in two teaching cycles, where the master's student contacted the professional reality. The reflexive and critical stance taken allowed the constant improvement of practices for the full construction of their professional identity. The investigative component also stands out, based on the personal conception of the importance of artistic areas, seeking to verify its inevitable presence in the teaching and learning process through the conference of a more concrete materialization of knowledge. The completion of the initial teacher training culminates with the professional construction of the master's student on a path that began at his birth. Life translates into a long journey, full of learning that will allow the construction of the full human being and, as such, this document is yet another learning "On the Road to Construction"Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBessa, RuiDuarte, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Marta Sofia Vicente2021-05-11T10:39:46Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17922TID:202729966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:30.874668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
No caminho da Construção |
title |
No caminho da Construção |
spellingShingle |
No caminho da Construção Alves, Marta Sofia Vicente Prática de ensino supervisionada Investigação Reflexão Construção Supervised teaching practice Investigation Reflexion Construction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
No caminho da Construção |
title_full |
No caminho da Construção |
title_fullStr |
No caminho da Construção |
title_full_unstemmed |
No caminho da Construção |
title_sort |
No caminho da Construção |
author |
Alves, Marta Sofia Vicente |
author_facet |
Alves, Marta Sofia Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bessa, Rui Duarte, Pedro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marta Sofia Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Investigação Reflexão Construção Supervised teaching practice Investigation Reflexion Construction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Investigação Reflexão Construção Supervised teaching practice Investigation Reflexion Construction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção". |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11T10:39:46Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17922 TID:202729966 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17922 |
identifier_str_mv |
TID:202729966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131465504522240 |