Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Rita Mendes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102657
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_411d214c63975bf7803ab3c56dfb1ca3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não maternaTeaching clitic pronouns to learners of European Portuguese as a non-native languageEuropean Portuguesepronomes clíticosdidática do PLNMcomplemento indiretoprócliseportuguês europeuclitic pronounsPortuguese as a non-native language didacticsindirect objectproclisisRelatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de LetrasNo presente relatório de estágio faz-se uma proposta de didatização dos pronomes clíticos e sua colocação, com base nas atuais considerações e investigações sobre a aquisição/aprendizagem de pronomes clíticos em português europeu língua não materna.A sua complexidade para os aprendentes resulta das várias componentes linguísticas envolvidas no uso dos pronomes clíticos além das suas formas, como quais os verbos a que surgem associados (transitivos diretos e/ou indiretos e pronominais) e quais os padrões a que obedece a colocação dos pronomes clíticos. Estas questões gramaticais diferem não só nas suas línguas maternas (LM), como também no português do Brasil (PB), uma variedade com a qual muitos estudantes contactam. Adicionalmente, os padrões de colocação estão em processo de alteração no português europeu (PE) e esse é também um fator que dificulta a aprendizagem. Surge, por isso, a necessidade de criar um plano de ensino que sistematize as estruturas em causa e toda a linguagem da qual depende a sua correta utilização, isto é, as palavras, expressões ou estruturas frásicas que alteram a posição dos pronomes clíticos e os verbos transitivos, bitransitivos e pronominais. Além disso, deverá permitir aos aprendentes o uso dos clíticos em contexto. A proposta apresentada dará conta dos pronomes de complemento indireto (CI), em associação com verbos transitivos indiretos e verbos bitransitivos. Consolidará ainda conhecimentos sobre a próclise em contextos de negação e de interrogativas parciais e apresentará advérbios proclisadores. O relatório está organizado em duas partes, subdivididas em quatro capítulos. Na primeira parte é feito, em 3 capítulos, o enquadramento teórico, a análise de dados sobre a aquisição/aprendizagem de clíticos por aprendentes de PLNM, e a documentação de trabalhos de didatização dos pronomes clíticos de outras mestrandas. No último capítulo, encontra-se o relatório da componente de estágio referente ao ensino dos pronomes clíticos. Neste, encontra-se, portanto, a proposta de didatização supramencionada, suportada pela teoria da primeira parte do relatório.This internship report makes a proposal for the teaching of clitic pronouns and their placement, based on current considerations and investigations on the acquisition/learning of clitic pronouns in European Portuguese as non-native language.Its complexity for learners results from the various linguistic components involved in the use of clitic pronouns in addition to their forms, such as direct and/or indirect transitive and pronominal verbs and the placement patterns of clitic pronouns. These grammatical issues differ not only in their mother tongues, but also in Brazilian Portuguese, a variant with which many students come into contact. In addition, and to compound the matter, placement patterns are in the process of changing in European Portuguese.Therefore, there is a need to create a complete teaching plan that systematizes the structures in question and all the language on which their correct use depends. Further, this plan must allow learners to use this language in context. The proposal presented will deal with indirect object pronouns, in association with indirect transitive verbs and ditransitive verbs. It will also consolidate knowledge about proclisis in contexts of negation and interrogation and it will present adverbs that induce proclisis.The report is organized into two parts, subdivided into four chapters. In the first part, the theoretical framework set-up, the analysis of data on the acquisition/learning of clitics by non-native learners, and the documentation of the classroom work on clitic pronouns done by other master students are carried out. In the last chapter, the internship component referring to the teaching of clitic pronouns is described. In it, therefore, we find the aforementioned proposal for didactics, supported by the theory of the first part of the report.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102657http://hdl.handle.net/10316/102657TID:203073924porDiniz, Rita Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:36.150463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
Teaching clitic pronouns to learners of European Portuguese as a non-native language
title Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
spellingShingle Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
Diniz, Rita Mendes
European Portuguese
pronomes clíticos
didática do PLNM
complemento indireto
próclise
português europeu
clitic pronouns
Portuguese as a non-native language didactics
indirect object
proclisis
title_short Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
title_full Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
title_fullStr Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
title_full_unstemmed Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
title_sort Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
author Diniz, Rita Mendes
author_facet Diniz, Rita Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Rita Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv European Portuguese
pronomes clíticos
didática do PLNM
complemento indireto
próclise
português europeu
clitic pronouns
Portuguese as a non-native language didactics
indirect object
proclisis
topic European Portuguese
pronomes clíticos
didática do PLNM
complemento indireto
próclise
português europeu
clitic pronouns
Portuguese as a non-native language didactics
indirect object
proclisis
description Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102657
http://hdl.handle.net/10316/102657
TID:203073924
url http://hdl.handle.net/10316/102657
identifier_str_mv TID:203073924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134090013704192