Como utilizar processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da escrita: um estudo no 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Luzia Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36410
Resumo: Este estudo centra-se na articulação entre o domínio da gramática e o domínio da escrita, tendo como objetivo problematizar e refletir acerca do ensino e aprendizagem de ambos os domínios. Assim, após percecionarmos a visão dos alunos acerca do ensino e aprendizagem do domínio da gramática e do domínio da escrita, procedemos à apresentação de uma proposta de trabalho que visava colmatar as fragilidades dos mesmos no âmbito da flexão verbal e morfológica, com recurso ao dispositivo didático Laboratório Gramatical. Através do produto final – um vídeo promocional – aferimos que os resultados obtidos revelam melhoria das aprendizagens através do LG, comprovando a importância de trabalhar com metodologias ativas que auxiliam os alunos a compreender e a refletir sobre a língua, através da descoberta. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que segue um estudo de caso e assume caraterísticas de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, da observação direta em contexto de estágio, da análise de produções escritas e das respostas dadas ao LG.
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