Escrita e gramática – que relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Madalena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gorgulho, Ana Rita, Lopes, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3301
Resumo: Esta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.
id RCAP_e54a0b44f7aa980fa4d85227ab2e20c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita e gramática – que relação?escritagramáticalaboratório gramaticalsucesso na aprendizagemEsta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, MadalenaGorgulho, Ana RitaLopes, Sandra2021-02-06T16:43:34Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3301porTeixeira, M., Gorgulho, A. R., & Lopes, S. (2015). Escrita e gramática – que relação?, Revista Metalinguagens, 3, 11-31. ISSN: 2358-2790. (referee) (http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/issue/view/33). Indexação: QUALIS-CAPES.2358-2790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:06.448241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e gramática – que relação?
title Escrita e gramática – que relação?
spellingShingle Escrita e gramática – que relação?
Teixeira, Madalena
escrita
gramática
laboratório gramatical
sucesso na aprendizagem
title_short Escrita e gramática – que relação?
title_full Escrita e gramática – que relação?
title_fullStr Escrita e gramática – que relação?
title_full_unstemmed Escrita e gramática – que relação?
title_sort Escrita e gramática – que relação?
author Teixeira, Madalena
author_facet Teixeira, Madalena
Gorgulho, Ana Rita
Lopes, Sandra
author_role author
author2 Gorgulho, Ana Rita
Lopes, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Gorgulho, Ana Rita
Lopes, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
gramática
laboratório gramatical
sucesso na aprendizagem
topic escrita
gramática
laboratório gramatical
sucesso na aprendizagem
description Esta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-02-06T16:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3301
url http://hdl.handle.net/10400.15/3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, M., Gorgulho, A. R., & Lopes, S. (2015). Escrita e gramática – que relação?, Revista Metalinguagens, 3, 11-31. ISSN: 2358-2790. (referee) (http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/issue/view/33). Indexação: QUALIS-CAPES.
2358-2790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040255680512