Como utilizar de modo intencional processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da oralidade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36326 |
Resumo: | Entendemos que para o desenvolvimento de competências comunicativas é necessário que os indivíduos aprofundem as suas aptidões ao nível gramatical e oral. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como um estudo realizado em duas turmas do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação-ação, uma vez que ocupamos o papel de investigadoras. Os dados desta investigação foram recolhidos através de um questionário, da observação, do debate e do vídeo. O estudo apresentado centra-se, então, na abordagem da Gramática, a partir do Laboratório Gramatical em articulação com a Oralidade. Deste modo, este projeto teve como finalidade a perceção de conhecimentos gramaticais e a avaliação dos efeitos desta intervenção nas aprendizagens dos alunos, suportados pela comparação entre a pré e a pós-intervenção. O enquadramento teórico que sustenta este trabalho recai sobre a importância de ambos os Domínios. Os resultados demonstram um efeito positivo após a intervenção, uma vez que foi possível verificarmos, a partir do produto final, o vídeo, que os alunos conseguiram utilizar, corretamente, os mecanismos da flexão em número e género e da flexão verbal. |
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Como utilizar de modo intencional processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da oralidade?Domínio da gramáticaDomínio da oralidadeArticulação de domíniosDidáticaLaboratório gramaticalEntendemos que para o desenvolvimento de competências comunicativas é necessário que os indivíduos aprofundem as suas aptidões ao nível gramatical e oral. Neste sentido, o presente trabalho constitui-se como um estudo realizado em duas turmas do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação-ação, uma vez que ocupamos o papel de investigadoras. Os dados desta investigação foram recolhidos através de um questionário, da observação, do debate e do vídeo. O estudo apresentado centra-se, então, na abordagem da Gramática, a partir do Laboratório Gramatical em articulação com a Oralidade. Deste modo, este projeto teve como finalidade a perceção de conhecimentos gramaticais e a avaliação dos efeitos desta intervenção nas aprendizagens dos alunos, suportados pela comparação entre a pré e a pós-intervenção. O enquadramento teórico que sustenta este trabalho recai sobre a importância de ambos os Domínios. Os resultados demonstram um efeito positivo após a intervenção, uma vez que foi possível verificarmos, a partir do produto final, o vídeo, que os alunos conseguiram utilizar, corretamente, os mecanismos da flexão em número e género e da flexão verbal.We understand that for the better development of communication competencies it’s necessary that the individuals further develop their oral and grammatical skills. With that purpose, the following paper refers to a case study implemented on two classes of the 6th grade of the 2nd Cycle of Basic Education. The methodological approach used was investigation – action since we had the part of being the investigators. This research’s data were collected using a questionnaire, observation, the debate, and the promotional video. The paper presented focus on the approach of Grammar, using the Grammatical Laboratory in articulation with the Orality Domain. With this in mind, this project’s goal is the perception of grammatical knowledge and the evaluation of the effectiveness of these instruments in students learning, based on the comparison of before, and after our intervention. The theoretical framework that supports this work refers to the importance of both Spheres Domains. The results show a positive effect of our intervention because it’s possible to verify, based on the final product, that the students were able to utilize an apply, correctly, the rules of the morphologic and verbal.2023-02-16T14:21:09Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36326porAlexandrino, Ana Rita Ribeiro Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:07Zoai:ria.ua.pt:10773/36326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:12.071589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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