A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33153 |
Resumo: | A partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa. |
id |
RCAP_417a1e7f2e5ec64236161b0f748a0e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"Marketing culturalComportamento do consumidor de serviços culturaisEstratégias de comunicação e marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa.Alves, CaetanoRepositório ComumTavares, Teresa Rita Relvas2020-08-19T10:20:32Z2020-05-06T00:00:00Z2020-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33153202509982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:22.697662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
title |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
spellingShingle |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" Tavares, Teresa Rita Relvas Marketing cultural Comportamento do consumidor de serviços culturais Estratégias de comunicação e marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
title_full |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
title_fullStr |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
title_full_unstemmed |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
title_sort |
A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras" |
author |
Tavares, Teresa Rita Relvas |
author_facet |
Tavares, Teresa Rita Relvas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Caetano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Teresa Rita Relvas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing cultural Comportamento do consumidor de serviços culturais Estratégias de comunicação e marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing cultural Comportamento do consumidor de serviços culturais Estratégias de comunicação e marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-19T10:20:32Z 2020-05-06T00:00:00Z 2020-05-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33153 202509982 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33153 |
identifier_str_mv |
202509982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130010096762880 |