A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Teresa Rita Relvas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33153
Resumo: A partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa.
id RCAP_417a1e7f2e5ec64236161b0f748a0e52
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"Marketing culturalComportamento do consumidor de serviços culturaisEstratégias de comunicação e marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa.Alves, CaetanoRepositório ComumTavares, Teresa Rita Relvas2020-08-19T10:20:32Z2020-05-06T00:00:00Z2020-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33153202509982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:22.697662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
title A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
spellingShingle A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
Tavares, Teresa Rita Relvas
Marketing cultural
Comportamento do consumidor de serviços culturais
Estratégias de comunicação e marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
title_full A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
title_fullStr A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
title_full_unstemmed A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
title_sort A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"
author Tavares, Teresa Rita Relvas
author_facet Tavares, Teresa Rita Relvas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Caetano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Teresa Rita Relvas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing cultural
Comportamento do consumidor de serviços culturais
Estratégias de comunicação e marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing cultural
Comportamento do consumidor de serviços culturais
Estratégias de comunicação e marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19T10:20:32Z
2020-05-06T00:00:00Z
2020-05-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33153
202509982
url http://hdl.handle.net/10400.26/33153
identifier_str_mv 202509982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130010096762880