A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1916 |
Resumo: | A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o impacto do referido programa nas diferentes dimensões da exploração vocacional, recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pósteste, com grupos não equivalentes. Globalmente, os resultados parecem-nos relevantes, uma vez que a intervenção vocacional teve um impacto positivo e signifi cativo nas duas principais dimensões da exploração vocacional: o self e o meio. |
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A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacionalEffectiveness of a career intervention program for career explorationCareer interventionCareer explorationTrainingTechnological coursesA exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o impacto do referido programa nas diferentes dimensões da exploração vocacional, recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pósteste, com grupos não equivalentes. Globalmente, os resultados parecem-nos relevantes, uma vez que a intervenção vocacional teve um impacto positivo e signifi cativo nas duas principais dimensões da exploração vocacional: o self e o meio.For students attending vocational education courses, career exploration might be considered an important facilitator of the subjective organization of their training experience. For this reason, we implemented a career intervention program, aiming at improving the vocational exploratory activities by a group of high school students. In order to evaluate the impact of that program on the different dimensions of career exploration, a study with a quasiexperimental (pre-test/post-test) design was conducted, with non equivalent groups. Overall, the results seem relevant, since the career intervention had a positive and signifi cant impact relating the two major dimensions of career exploration: environment exploration and self exploration.SapientiaGamboa, VitorPaixão, Maria PaulaJesus, Saúl2012-11-29T15:54:02Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1916porAUT: SNJ01266; VGA02008;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:50.551345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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