O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35844
https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
Resumo: O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares.
id RCAP_417fdbc7f84a0458ee6c2bc3bd9cc6d5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução históricaTrabalho práticoEnsino das ciênciasCurrículoO trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04312/2020 e UI/BD/151078/2021Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil2023-12-22T11:43:40Z2023-12-222023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35844https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21http://hdl.handle.net/10174/35844https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21por3-212178-2911https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/63711/4393527História da Ciência e Ensino. Construindo interfacesEspecialjbonito@uevora.pthmjo@uevora.ptO trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica229Bonito, JorgeOliveira, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:10.163067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
title O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
spellingShingle O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
Bonito, Jorge
Trabalho prático
Ensino das ciências
Currículo
title_short O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
title_full O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
title_fullStr O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
title_full_unstemmed O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
title_sort O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Oliveira, Hugo
author_role author
author2 Oliveira, Hugo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Oliveira, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho prático
Ensino das ciências
Currículo
topic Trabalho prático
Ensino das ciências
Currículo
description O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T11:43:40Z
2023-12-22
2023-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35844
https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
http://hdl.handle.net/10174/35844
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
url http://hdl.handle.net/10174/35844
https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 3-21
2178-2911
https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/63711/43935
27
História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces
Especial
jbonito@uevora.pt
hmjo@uevora.pt
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136723889815552