O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35844 https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 |
Resumo: | O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares. |
id |
RCAP_417fdbc7f84a0458ee6c2bc3bd9cc6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35844 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução históricaTrabalho práticoEnsino das ciênciasCurrículoO trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04312/2020 e UI/BD/151078/2021Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil2023-12-22T11:43:40Z2023-12-222023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35844https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21http://hdl.handle.net/10174/35844https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21por3-212178-2911https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/63711/4393527História da Ciência e Ensino. Construindo interfacesEspecialjbonito@uevora.pthmjo@uevora.ptO trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica229Bonito, JorgeOliveira, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:10.163067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
title |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
spellingShingle |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica Bonito, Jorge Trabalho prático Ensino das ciências Currículo |
title_short |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
title_full |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
title_fullStr |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
title_full_unstemmed |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
title_sort |
O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Oliveira, Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Hugo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Oliveira, Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho prático Ensino das ciências Currículo |
topic |
Trabalho prático Ensino das ciências Currículo |
description |
O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22T11:43:40Z 2023-12-22 2023-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35844 https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 http://hdl.handle.net/10174/35844 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35844 https://doi.org/Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
3-21 2178-2911 https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/63711/43935 27 História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces Especial jbonito@uevora.pt hmjo@uevora.pt O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136723889815552 |