Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo A. G.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Keila M. M., Silva, Carlos C., Santos, Soraya V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989
Resumo: This study aims to promote a discussion about the presence of the student-adult higher education. Through case study, presents statistics that reveal the presence in the Universidade Federal de Goiás, and especially in the course of Pedagogy, and seek to understand how professors perceive the pedagogy course these students in the classroom. The student is seen as an adult from the age group defined by UNESCO, over 30 years. Analysis of documents and interviews with six professors subsidized this proposal. As a result, there is the constant presence of the student-adult in graduate UFG in the period 2005-2012, as well as positive conceptions that students in the classroom were identified.
id RCAP_41a53882188e1b50aef432ac0fd79197
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/3989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino SuperiorThis study aims to promote a discussion about the presence of the student-adult higher education. Through case study, presents statistics that reveal the presence in the Universidade Federal de Goiás, and especially in the course of Pedagogy, and seek to understand how professors perceive the pedagogy course these students in the classroom. The student is seen as an adult from the age group defined by UNESCO, over 30 years. Analysis of documents and interviews with six professors subsidized this proposal. As a result, there is the constant presence of the student-adult in graduate UFG in the period 2005-2012, as well as positive conceptions that students in the classroom were identified.Este estudio tiene como objetivo promover una discusión acerca de la presencia del estudiante-adulto em la educación universitaria. A través de estudio de casos, presenta estadísticas que revelan una presencia en la Universidad Federal de Goiás, y sobre todo en el curso de Pedagogía, y buscan entender cómo los profesores perciben el curso de pedagogía estos estudiantes en el aula. El estudiante es visto como un adulto de entre el grupo de edad definido por la UNESCO, más de 30 años. El análisis de documentos y entrevistas con seis profesores subvencionados esta propuesta. Como resultado, existe la constante presencia de la estudiante-adulto en UFG graduado en el período 2005-2012, así como las concepciones positivas que se identificaron los estudiantes en el aula.O presente estudo objetiva promover uma discussão sobre a presença do aluno-adulto no ensino superior. Por meio de estudo de caso, apresenta dados estatísticos que revelam essa presença na Universidade Federal de Goiás e, sobretudo, no curso de Pedagogia, além de buscar compreender a forma como professores do curso de Pedagogia percebem esse aluno em sala de aula. O aluno é entendido como adulto a partir da faixa etária delimitada pela UNESCO, acima de 30 anos. Análise de documentos e entrevistas com seis docentes subsidiaram essa proposta. Como resultado, verifica-se a constância da presença do aluno-adulto nos cursos de graduação da UFG no período de 2005 a 2012, bem como concepções positivas acerca desse aluno em sala de aula foram identificadas.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989Indagatio Didactica; Vol 6 No 3 (2014); 38-54Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 38-54Indagatio Didactica; Vol. 6 No 3 (2014); 38-54Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 3 (2014); 38-541647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3989https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3989/2984Teixeira, Ricardo A. G.Costa, Keila M. M.Silva, Carlos C.Santos, Soraya V.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:42Zoai:proa.ua.pt:article/3989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:03.863590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
title Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
spellingShingle Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
Teixeira, Ricardo A. G.
title_short Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
title_full Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
title_fullStr Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
title_full_unstemmed Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
title_sort Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior
author Teixeira, Ricardo A. G.
author_facet Teixeira, Ricardo A. G.
Costa, Keila M. M.
Silva, Carlos C.
Santos, Soraya V.
author_role author
author2 Costa, Keila M. M.
Silva, Carlos C.
Santos, Soraya V.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo A. G.
Costa, Keila M. M.
Silva, Carlos C.
Santos, Soraya V.
description This study aims to promote a discussion about the presence of the student-adult higher education. Through case study, presents statistics that reveal the presence in the Universidade Federal de Goiás, and especially in the course of Pedagogy, and seek to understand how professors perceive the pedagogy course these students in the classroom. The student is seen as an adult from the age group defined by UNESCO, over 30 years. Analysis of documents and interviews with six professors subsidized this proposal. As a result, there is the constant presence of the student-adult in graduate UFG in the period 2005-2012, as well as positive conceptions that students in the classroom were identified.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989
https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989
url https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3989
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3989/2984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 6 No 3 (2014); 38-54
Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 38-54
Indagatio Didactica; Vol. 6 No 3 (2014); 38-54
Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 3 (2014); 38-54
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133568503382016