Perturbações do espetro do autismo no 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ucha, Maria Carmen Alvarinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10380
Resumo: A Escola inclusiva pressupõe uma escola aberta, onde todos devem aprender juntos quaisquer que sejam as suas diferenças. O presente estudo tem como finalidade a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em escolas do terceiro ciclo e encontrar respostas, através de práticas e estratégias de sala de aula, facilitadoras da mesma. Realizámos esta investigação numa turma do oitavo ano de escolaridade, da qual fazem parte dois alunos com perturbações do espetro do autismo. A recolha de dados foi efetuada através de questionários a nove professores que lecionam na turma e de entrevistas aos dois encarregados de educação dos referidos alunos. Os resultados do estudo sugerem que o êxito da inclusão está dependente da política e cultura da escola e, principalmente, das práticas e estratégias implementadas na sala de aula.
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