Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Marta Filipa Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23740
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da articulação das Unidades Curriculares “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional”, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo mais abrangente foi identificar e analisar as estratégias de resolução de problemas empregues por um aluno com diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico no contexto de uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com PEA, num agrupamento de escolas da Região Centro do país. As PEA correspondem a um distúrbio severo e precoce do neurodesenvolvimento, que se manifesta através de dificuldades na comunicação e interação social, e comportamentos estereotipados, e repetitivos; uma característica também muito presente, é o facto de a criança reagir com intensidade quando ocorre uma alteração na sua rotina e/ou um acontecimento inesperado. Torna-se, pois, muito importante ajudar a criança a preparar-se para uma experiência nova, por simples que seja, fornecendo-lhe previamente informação que lhe permita evocar informação que já detenha, e que seja relevante para usar nessa vivência que se aproxima. Todas as atividades presentes neste relatório foram planeadas tendo em conta o Currículo Especifico Individual (CEI) previamente estabelecido para a criança, os seus gostos, interesses e motivações /que procurámos conhecer, numa fase inicial do estágio), elegendo como objetivo principal, a resposta à questão-problema: “Quais as dificuldades sentidas pelo aluno na interpretação do problema [X, Y, Z, a propor]?”; “Quais as estratégias utilizadas pela criança para a resolução de problemas?” De forma a responder a esta questão, realizou-se o desenho da intervenção, tendo sido elaboradas diversas atividades, versando diferentes conteúdos. Podemos caraterizar este estudo como um estudo de caso de natureza qualitativa, para o qual foram recolhidos dados através do registo de notas de campo, da análise dos trabalhos realizados pelo aluno e dos registos fotográficos das vivências ocorridas. Os resultados obtidos revelam que uma das estratégias que mais motivou o aluno, ajudando-o a melhorar as suas competências na resolução de problemas, foi o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais
id RCAP_7c7cb21798e659cd3f8b949ce66363da
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)Educação especialEnsino da matemática - Ensino básico 2º cicloAutismoCrianças autistasPessoas com necessidades especiaisPráticas educativasEstratégias da aprendizagemResolução de problemasO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da articulação das Unidades Curriculares “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional”, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo mais abrangente foi identificar e analisar as estratégias de resolução de problemas empregues por um aluno com diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico no contexto de uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com PEA, num agrupamento de escolas da Região Centro do país. As PEA correspondem a um distúrbio severo e precoce do neurodesenvolvimento, que se manifesta através de dificuldades na comunicação e interação social, e comportamentos estereotipados, e repetitivos; uma característica também muito presente, é o facto de a criança reagir com intensidade quando ocorre uma alteração na sua rotina e/ou um acontecimento inesperado. Torna-se, pois, muito importante ajudar a criança a preparar-se para uma experiência nova, por simples que seja, fornecendo-lhe previamente informação que lhe permita evocar informação que já detenha, e que seja relevante para usar nessa vivência que se aproxima. Todas as atividades presentes neste relatório foram planeadas tendo em conta o Currículo Especifico Individual (CEI) previamente estabelecido para a criança, os seus gostos, interesses e motivações /que procurámos conhecer, numa fase inicial do estágio), elegendo como objetivo principal, a resposta à questão-problema: “Quais as dificuldades sentidas pelo aluno na interpretação do problema [X, Y, Z, a propor]?”; “Quais as estratégias utilizadas pela criança para a resolução de problemas?” De forma a responder a esta questão, realizou-se o desenho da intervenção, tendo sido elaboradas diversas atividades, versando diferentes conteúdos. Podemos caraterizar este estudo como um estudo de caso de natureza qualitativa, para o qual foram recolhidos dados através do registo de notas de campo, da análise dos trabalhos realizados pelo aluno e dos registos fotográficos das vivências ocorridas. Os resultados obtidos revelam que uma das estratégias que mais motivou o aluno, ajudando-o a melhorar as suas competências na resolução de problemas, foi o uso de novas tecnologias e ferramentas digitaisThe present study was developed within the scope of the Curricular Units "Supervised Pedagogical Practice" and "Educational Orientation Seminar", articulated, aligned with the academic tasks needed to obtain a Master's Degree in Teaching at the 1st. Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education - Mathematics and Natural Sciences. Its broader objective was to identify and analyze the problem solving strategies employed by a children diagnosed with Autism Spectrum Disorders (ASD), attending the 2nd. Cycle of Basic Education in the context of a Structured Learning Unit for Students with ASD, in a school at the Central Region of Portugal. ASD diagnosis corresponds to a severe and early neurodevelopmental disorder, manifested through difficulties in communication and social interaction, and stereotyped and repetitive behaviors; a characteristic also very frequent is that the child reacts with intensity when a change in his/her routine and / or an unexpected event occurs. It is therefore very important to help the child prepare for a new experience, however simple it may be, by providing him/her with information that allows him/her to evoke information that he/she already has, and that is relevant to use in the upcoming experience. All the activities in this report were planned based on the Specific Individual Curriculum (SIC), previously established for the child, their tastes, interests and motivations, which we sought to know at an early stage of the stage), choosing as the main objective the response to the research question: "What are the difficulties experienced by the child in the interpretation of the problem [X, Y, Z, proposed]?"; What strategies does the child use to solve problems? In order to answer this question, the design of the intervention was carried out, and several activities have been elaborated, addressing different syllabus. We can say that this has been a qualitative nature case study. Data were collected through recording and analysis of field notes, work done by the student and the photographic records of the experiences that occurred. The results showed that one of the strategies that most motivated the student, helping him to improve his skills in solving problems, was the use of new technologies and digital tools.Universidade de Aveiro2018-07-03T10:08:37Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23740TID:201944030porAbrantes, Marta Filipa Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:51Zoai:ria.ua.pt:10773/23740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:41.712963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
title Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
spellingShingle Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
Abrantes, Marta Filipa Alves
Educação especial
Ensino da matemática - Ensino básico 2º ciclo
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Práticas educativas
Estratégias da aprendizagem
Resolução de problemas
title_short Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
title_full Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
title_fullStr Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
title_full_unstemmed Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
title_sort Resolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)
author Abrantes, Marta Filipa Alves
author_facet Abrantes, Marta Filipa Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Marta Filipa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Ensino da matemática - Ensino básico 2º ciclo
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Práticas educativas
Estratégias da aprendizagem
Resolução de problemas
topic Educação especial
Ensino da matemática - Ensino básico 2º ciclo
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Práticas educativas
Estratégias da aprendizagem
Resolução de problemas
description O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da articulação das Unidades Curriculares “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional”, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo mais abrangente foi identificar e analisar as estratégias de resolução de problemas empregues por um aluno com diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico no contexto de uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com PEA, num agrupamento de escolas da Região Centro do país. As PEA correspondem a um distúrbio severo e precoce do neurodesenvolvimento, que se manifesta através de dificuldades na comunicação e interação social, e comportamentos estereotipados, e repetitivos; uma característica também muito presente, é o facto de a criança reagir com intensidade quando ocorre uma alteração na sua rotina e/ou um acontecimento inesperado. Torna-se, pois, muito importante ajudar a criança a preparar-se para uma experiência nova, por simples que seja, fornecendo-lhe previamente informação que lhe permita evocar informação que já detenha, e que seja relevante para usar nessa vivência que se aproxima. Todas as atividades presentes neste relatório foram planeadas tendo em conta o Currículo Especifico Individual (CEI) previamente estabelecido para a criança, os seus gostos, interesses e motivações /que procurámos conhecer, numa fase inicial do estágio), elegendo como objetivo principal, a resposta à questão-problema: “Quais as dificuldades sentidas pelo aluno na interpretação do problema [X, Y, Z, a propor]?”; “Quais as estratégias utilizadas pela criança para a resolução de problemas?” De forma a responder a esta questão, realizou-se o desenho da intervenção, tendo sido elaboradas diversas atividades, versando diferentes conteúdos. Podemos caraterizar este estudo como um estudo de caso de natureza qualitativa, para o qual foram recolhidos dados através do registo de notas de campo, da análise dos trabalhos realizados pelo aluno e dos registos fotográficos das vivências ocorridas. Os resultados obtidos revelam que uma das estratégias que mais motivou o aluno, ajudando-o a melhorar as suas competências na resolução de problemas, foi o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03T10:08:37Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23740
TID:201944030
url http://hdl.handle.net/10773/23740
identifier_str_mv TID:201944030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137631610601472