Perturbações do espetro do autismo no 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10380 |
Resumo: | A Escola inclusiva pressupõe uma escola aberta, onde todos devem aprender juntos quaisquer que sejam as suas diferenças. O presente estudo tem como finalidade a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em escolas do terceiro ciclo e encontrar respostas, através de práticas e estratégias de sala de aula, facilitadoras da mesma. Realizámos esta investigação numa turma do oitavo ano de escolaridade, da qual fazem parte dois alunos com perturbações do espetro do autismo. A recolha de dados foi efetuada através de questionários a nove professores que lecionam na turma e de entrevistas aos dois encarregados de educação dos referidos alunos. Os resultados do estudo sugerem que o êxito da inclusão está dependente da política e cultura da escola e, principalmente, das práticas e estratégias implementadas na sala de aula. |
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Perturbações do espetro do autismo no 3º ciclo do ensino básicoEducação especialDesenvolvimento dos currículos: Ensino básico 3º cicloCurrículos centrados nos alunosTécnicas pedagógicasAutismoIntegração escolarA Escola inclusiva pressupõe uma escola aberta, onde todos devem aprender juntos quaisquer que sejam as suas diferenças. O presente estudo tem como finalidade a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em escolas do terceiro ciclo e encontrar respostas, através de práticas e estratégias de sala de aula, facilitadoras da mesma. Realizámos esta investigação numa turma do oitavo ano de escolaridade, da qual fazem parte dois alunos com perturbações do espetro do autismo. A recolha de dados foi efetuada através de questionários a nove professores que lecionam na turma e de entrevistas aos dois encarregados de educação dos referidos alunos. Os resultados do estudo sugerem que o êxito da inclusão está dependente da política e cultura da escola e, principalmente, das práticas e estratégias implementadas na sala de aula.The inclusive school proposes a school open, where all should learn together, no matter what there differences are. This present study has its objective the inclusion of students with disorders such as autism in high schools, and to find answers trough in classroom practices and strategies that promote their inclusion. We made this research or investigation in a class of eight graders of which take part two students with this kind of disorder. The gathering of data was made through an inventory or questioners to nine teachers that teach the classes, and trough interviews of two adults responsible for the autism students. The results of this study suggest that the success of the inclusion of these students depend on the policy and culture of the school and specially is based on in-class practices and strategies.Universidade de Aveiro2013-05-08T11:35:53Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10380porUcha, Maria Carmen Alvarinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:09Zoai:ria.ua.pt:10773/10380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:00.089202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Escola inclusiva pressupõe uma escola aberta, onde todos devem aprender juntos quaisquer que sejam as suas diferenças. O presente estudo tem como finalidade a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em escolas do terceiro ciclo e encontrar respostas, através de práticas e estratégias de sala de aula, facilitadoras da mesma. Realizámos esta investigação numa turma do oitavo ano de escolaridade, da qual fazem parte dois alunos com perturbações do espetro do autismo. A recolha de dados foi efetuada através de questionários a nove professores que lecionam na turma e de entrevistas aos dois encarregados de educação dos referidos alunos. Os resultados do estudo sugerem que o êxito da inclusão está dependente da política e cultura da escola e, principalmente, das práticas e estratégias implementadas na sala de aula. |
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