Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana Leonor Alvelos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57375
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_41f07e23568004376e65845be6419f62
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de casoEducação pré-escolarTrabalho de projetoConstrução de aprendizagem das crianças e dos adultosDocumentação pedagógicaPreschool educationProject workChildren and adults construction of learningPedagogical documentationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO relatório de estágio que se segue apresenta o projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica realizada em contexto de jardim-de-infância, com um grupo constituído por 20 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, consistiu no desenvolvimento de um trabalho de projeto e na compreensão dos modos pelos quais a sua implementação pode favorecer a construção de aprendizagem das crianças e dos adultos. Para essa compreensão, o projeto de intervenção foi sustentando na abordagem de investigação-ação, um processo cíclico constituído pelas seguintes fases: planificação, ação, observação e reflexão. A documentação pedagógica foi central para monitorizar todo o processo, sustentando este ciclo de aprendizagem. O estudo realizado revela que as crianças assumiram um papel ativo no desenvolvimento das suas aprendizagens, pois o trabalho de projeto nasceu a partir dos seus interesses, curiosidades e questões. O mesmo desenvolveu-se naturalmente, em ciclos, através da realização de investigações sobre questões levantadas pelas crianças. E, com essas investigações, as crianças puderam apropriar-se do importante processo de pesquisa e construir aprendizagens estimulantes e diversificadas, capazes de as apoiar na construção de respostas para as questões identificadas. Também os adultos puderam construir aprendizagens com a implementação de um trabalho de projeto, pois este desafia os mesmos a refletirem sobre a sua ação educativa e a proporcionar experiências de aprendizagem ricas e diversificadas às crianças.The follow internship report, presents the intervention pedagogical project carried out under the Supervised Teaching Practice, of the Master’s in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The pedagogical intervention held in a kindergarten context, with a group of 20 children aged between 4 and 6 years old, consisted in the development of a project work and in which ways of understanding this implementation can favor the children and adults construction of learning. For that understanding, the project was supported in the investigation-action methodology, a cyclical process with the following phases: planning, action, observation and reflection. The pedagogical documentation was central to monitor the entire process, supporting this learning cycle. The realized study reveals that the children took an active role of their learning, because the project was born through their interests, curiosities and issues. The same natural developed, in cycles, by conducting investigations into the children issues. And, with that investigations, the children were able to take ownership of the important research process and build stimulating and diverse learning, capable of supporting in the construction of answers for the identified issues. Adults could also built learning with the implementation of a project, because this defies the same to reflect about their educational action and to provide rich and diverse learning experiences to the children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoMagalhães, Ana Leonor Alvelos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57375por202059510info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:51.490523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
title Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
spellingShingle Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
Magalhães, Ana Leonor Alvelos
Educação pré-escolar
Trabalho de projeto
Construção de aprendizagem das crianças e dos adultos
Documentação pedagógica
Preschool education
Project work
Children and adults construction of learning
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
title_full Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
title_fullStr Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
title_sort Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso
author Magalhães, Ana Leonor Alvelos
author_facet Magalhães, Ana Leonor Alvelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ana Leonor Alvelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Trabalho de projeto
Construção de aprendizagem das crianças e dos adultos
Documentação pedagógica
Preschool education
Project work
Children and adults construction of learning
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Trabalho de projeto
Construção de aprendizagem das crianças e dos adultos
Documentação pedagógica
Preschool education
Project work
Children and adults construction of learning
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57375
url http://hdl.handle.net/1822/57375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202059510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132785669046272