Avaliação da aprendizagem num contexto de inovação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41429
Resumo: Tese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1992
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spelling Avaliação da aprendizagem num contexto de inovação curricularAprendizagemAvaliaçãoMatemáticaEnsinoTeses de mestrado - 1992Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1992Este trabalho teve por objectivo estudar as potencialidades de diversas formas de avaliação julgadas adequadas a um projecto de inovação curricular. Tendo por pressuposto um conjunto de princípios orientadores, as formas de avaliação escolhidas foram: o teste em duas fases; o relatório escrito, feito individualmente e em grupo; a apresentação oral; e a observação dos alunos. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões: objectivos preferencialmente cobertos; seu grau de aplicabilidade; seu grau de aceitação por parte dos professores e dos alunos. A metodologia adoptada seguiu uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: o questionário (aplicado a alunos); a entrevista (feita a alunos e professores); e a observação. Os dados foram tratados em obediência a uma metodologia de análise de conteúdo. Quanto aos resultados, e em particular no que respeita aos objectivos a atingir a curto e médio prazo, cada um deles foi alcançado por uma ou outra das diferentes técnicas, de avaliação, acabando todas elas por integralmente os cobrir. O teste em duas fases apresentou um elevado grau de aceitação por parte de professores e alunos. A dificuldade na sua elaboração, bem como o longo tempo despendido foram limitações apontadas. A sua classificação foi por vezes considerada como tarefa demorada e complexa. Quanto aos relatórios, foram evidenciados como aspectos positivos: por parte dos professores, o seu elevado grau de adequação ao tipo de trabalho desenvolvido na aula e terem-se com eles proporcionado vias de clarificação e aprofundamento de ideias; quanto aos alunos, ter-se favorecido um melhor aproveitamento de potencialidades, e fomentado o trabalho em grupo. Eventuais dificuldades na classificação constituiram o principal aspecto negativo da tarefa. A apresentação oral, embora encarada como importante por uns e por outros, foi vista como potencialmente criadora de nervosismo e tensão. O processo desenvolvido para a observação dos alunos não foi considerado satisfatório, exigindo aperfeiçoamento futuro. Não obstante as limitações apontadas, não foi sugerido o abandono de nenhuma das formas de avaliação, não só pelas suas características próprias, como por no conjunto elas se complementarem. As formas de avaliação consideradas revelaram-se ajustadas aos princípios definidos.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Leonor2020-01-28T11:38:15Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:42.161512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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