Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10685 |
Resumo: | Este trabalho é centrado na temática da avaliação da satisfação do trabalho e sua aplicação aos colaboradores de uma instituição da economia social - as CERCI – Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Numa fase inicial procuramos validar o conhecimento já produzido na área e a sua potencial aplicação a uma instituição com as características das CERCI. Identificamos a existência de um instrumento já desenvolvido pela Segurança Social para a avaliação da satisfação e procuramos validar a sua aplicação ao caso específico das CERCI. O trabalho foi desenvolvido com recurso a um questionário criado com base nos instrumentos de avaliação da Segurança Social e integrados no sistema de gestão da qualidade para serviços de respostas sociais. Verificamos a existência de várias dimensões da satisfação do trabalho não ajustadas à avaliação efetuada pelos colaboradores das CERCI. Este resultado teve como consequência uma segunda fase na qual procedemos à caracterização de novas dimensões de avaliação utilizando, para o efeito, a técnica da análise fatorial. Construímos assim uma nova escala de avaliação e relacionamos a afetação e a significância de cada uma das dimensões (fatores encontrados) com o nível de satisfação global percecionado por cada colaborador. Para o efeito utilizamos uma técnica de regressão e um conjunto de testes não paramétricos que nos permitiram ainda relacionar o nível de satisfação global dos colaboradores com algumas características individuais como o género, idade e habilitações. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de escalas de avaliação próprias e indexadas ao contexto de cada organização. |
id |
RCAP_41fc880d576657fccc87c539c9af09e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuraçãoMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSSATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESCALAS DE MEDIDAINSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃOQUESTIONÁRIOSMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTPROFESSIONAL SATISFACTIONMEASUREMENT SCALESASSESSMENT TOOLSQUESTIONNAIRESEste trabalho é centrado na temática da avaliação da satisfação do trabalho e sua aplicação aos colaboradores de uma instituição da economia social - as CERCI – Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Numa fase inicial procuramos validar o conhecimento já produzido na área e a sua potencial aplicação a uma instituição com as características das CERCI. Identificamos a existência de um instrumento já desenvolvido pela Segurança Social para a avaliação da satisfação e procuramos validar a sua aplicação ao caso específico das CERCI. O trabalho foi desenvolvido com recurso a um questionário criado com base nos instrumentos de avaliação da Segurança Social e integrados no sistema de gestão da qualidade para serviços de respostas sociais. Verificamos a existência de várias dimensões da satisfação do trabalho não ajustadas à avaliação efetuada pelos colaboradores das CERCI. Este resultado teve como consequência uma segunda fase na qual procedemos à caracterização de novas dimensões de avaliação utilizando, para o efeito, a técnica da análise fatorial. Construímos assim uma nova escala de avaliação e relacionamos a afetação e a significância de cada uma das dimensões (fatores encontrados) com o nível de satisfação global percecionado por cada colaborador. Para o efeito utilizamos uma técnica de regressão e um conjunto de testes não paramétricos que nos permitiram ainda relacionar o nível de satisfação global dos colaboradores com algumas características individuais como o género, idade e habilitações. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de escalas de avaliação próprias e indexadas ao contexto de cada organização.This work is based on the evaluation of job satisfaction and its application for employees of a social economy institution - CERCI - Cooperative Education and Rehabilitation for Children. First we are seeking to validate the knowledge produced in this area and its potential application for an institution with CERCI characteristics. We identified the existence of an instrument which has already been developed by Social Security which evaluates the satisfaction and we tried to validate its application to the specific case of CERCI. The study was conducted by using a questionnaire that was developed and based on assessment tools of Social Security and integrated in the quality management system for social services responses. We noted that various job satisfaction dimensions existed which were not adjusted for the assessment made by the employees of CERCI. As a consequence this result led to a second phase in which we proceeded to characterize new evaluation dimensions by using the technique of factor analysis. We elaborated a new rating scale and related the allocation and the significance of each of the dimensions (factors found) to the overall satisfaction level perceived by each employee. For this purpose we will use a regression technique and a set of nonparametric tests that still allow us to validate the overall level of employee satisfaction with some individual characteristics such as gender, age and qualifications. The results indicate that there is a need to develop their own rating scales for each type of organization.2020-11-26T11:08:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10685TID:201001136porPinheiro, Paulo Jorge de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:32.728549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
title |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
spellingShingle |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração Pinheiro, Paulo Jorge de Oliveira MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESCALAS DE MEDIDA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PROFESSIONAL SATISFACTION MEASUREMENT SCALES ASSESSMENT TOOLS QUESTIONNAIRES |
title_short |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
title_full |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
title_fullStr |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
title_full_unstemmed |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
title_sort |
Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
author |
Pinheiro, Paulo Jorge de Oliveira |
author_facet |
Pinheiro, Paulo Jorge de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Paulo Jorge de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESCALAS DE MEDIDA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PROFESSIONAL SATISFACTION MEASUREMENT SCALES ASSESSMENT TOOLS QUESTIONNAIRES |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESCALAS DE MEDIDA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PROFESSIONAL SATISFACTION MEASUREMENT SCALES ASSESSMENT TOOLS QUESTIONNAIRES |
description |
Este trabalho é centrado na temática da avaliação da satisfação do trabalho e sua aplicação aos colaboradores de uma instituição da economia social - as CERCI – Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Numa fase inicial procuramos validar o conhecimento já produzido na área e a sua potencial aplicação a uma instituição com as características das CERCI. Identificamos a existência de um instrumento já desenvolvido pela Segurança Social para a avaliação da satisfação e procuramos validar a sua aplicação ao caso específico das CERCI. O trabalho foi desenvolvido com recurso a um questionário criado com base nos instrumentos de avaliação da Segurança Social e integrados no sistema de gestão da qualidade para serviços de respostas sociais. Verificamos a existência de várias dimensões da satisfação do trabalho não ajustadas à avaliação efetuada pelos colaboradores das CERCI. Este resultado teve como consequência uma segunda fase na qual procedemos à caracterização de novas dimensões de avaliação utilizando, para o efeito, a técnica da análise fatorial. Construímos assim uma nova escala de avaliação e relacionamos a afetação e a significância de cada uma das dimensões (fatores encontrados) com o nível de satisfação global percecionado por cada colaborador. Para o efeito utilizamos uma técnica de regressão e um conjunto de testes não paramétricos que nos permitiram ainda relacionar o nível de satisfação global dos colaboradores com algumas características individuais como o género, idade e habilitações. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de escalas de avaliação próprias e indexadas ao contexto de cada organização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2020-11-26T11:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10685 TID:201001136 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10685 |
identifier_str_mv |
TID:201001136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131232372523008 |