As práticas da gestão de recursos humanos e a satisfação no trabalho: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48699 |
Resumo: | A Gestão de Recursos Humanos tem vindo a sofrer alterações das suas dinâmicas ao longo dos anos, evoluindo e fortalecendo, em grande parte, graças às práticas de GRH que são aplicadas aos trabalhadores na rotina das organizações. Assim, existe maior probabilidade de existir uma relação de satisfação entre trabalhador e empregador. A pergunta de partida questiona quais as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que são maioritariamente aplicadas na organização de ensino superior, sendo que diversos estudos têm concluído que as boas práticas da gestão de RH têm contribuído para o desenvolvimento da motivação e satisfação dos trabalhadores. Desta forma, o objetivo geral do presente estudo passa por perceber quais são as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que são aplicadas na respetiva organização. Já os objetivos específicos passam por caracterizar as Práticas de Gestão de Recursos Humanos utilizadas na organização, bem como fazer a caracterização da própria empresa e perceber de que forma essas práticas podem influenciar a satisfação profissional dos trabalhadores. Para além disso, será ainda feita a caracterização do departamento onde serão aplicadas as entrevistas. Trata-se de um estudo onde será aplicada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sob a forma de estudo de caso, entrevistando seis trabalhadores do departamento de Recursos Humanos da referida empresa. Os resultados obtidos vão ao encontro aos estudos empíricos analisados. Verifica-se que as práticas de GRH contribuem para a satisfação dos trabalhadores. Contudo, de acordo com as respostas que foram dadas nas entrevistas, essa satisfação não se verifica em relação a todas as práticas de GRH. O facto destes trabalhadores não se encontrarem totalmente satisfeitos, leva a crer que as Práticas de Gestão de Recursos Humanos são indispensáveis para manter o equilíbrio e as boas relações, garantindo a progressão das organizações. |
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As práticas da gestão de recursos humanos e a satisfação no trabalho: estudo de casoGestão de Recursos HumanosPráticas de Gestão de Recursos HumanosSatisfaçãoHuman Resources ManagementHuman Resources Management PracticesSatisfactionA Gestão de Recursos Humanos tem vindo a sofrer alterações das suas dinâmicas ao longo dos anos, evoluindo e fortalecendo, em grande parte, graças às práticas de GRH que são aplicadas aos trabalhadores na rotina das organizações. Assim, existe maior probabilidade de existir uma relação de satisfação entre trabalhador e empregador. A pergunta de partida questiona quais as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que são maioritariamente aplicadas na organização de ensino superior, sendo que diversos estudos têm concluído que as boas práticas da gestão de RH têm contribuído para o desenvolvimento da motivação e satisfação dos trabalhadores. Desta forma, o objetivo geral do presente estudo passa por perceber quais são as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que são aplicadas na respetiva organização. Já os objetivos específicos passam por caracterizar as Práticas de Gestão de Recursos Humanos utilizadas na organização, bem como fazer a caracterização da própria empresa e perceber de que forma essas práticas podem influenciar a satisfação profissional dos trabalhadores. Para além disso, será ainda feita a caracterização do departamento onde serão aplicadas as entrevistas. Trata-se de um estudo onde será aplicada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sob a forma de estudo de caso, entrevistando seis trabalhadores do departamento de Recursos Humanos da referida empresa. Os resultados obtidos vão ao encontro aos estudos empíricos analisados. Verifica-se que as práticas de GRH contribuem para a satisfação dos trabalhadores. Contudo, de acordo com as respostas que foram dadas nas entrevistas, essa satisfação não se verifica em relação a todas as práticas de GRH. O facto destes trabalhadores não se encontrarem totalmente satisfeitos, leva a crer que as Práticas de Gestão de Recursos Humanos são indispensáveis para manter o equilíbrio e as boas relações, garantindo a progressão das organizações.Human Resource Management has undergone changes in its dynamics over the years, evolving and strengthening largely thanks to the HRM practices that are applied to workers in the routine of organisations. This makes it more likely that there will be a relationship of satisfaction between employee and employer. The starting question asks which human resource management practices are mostly applied in the higher education organization, and several studies have concluded that good human resource management practices have contributed to the development of employee motivation and satisfaction. In this way, the general objective of this study is to understand which Human Resource Management Practices are applied in the respective organization. The specific objectives are to characterize the Human Resource Management Practices used in the organization, as well as to characterize the company itself and understand how these practices can influence the job satisfaction of employees. In addition, the department where the interviews will be conducted will also be characterized. This is a study in which exploratory research of a qualitative nature will be carried out in the form of a case study, interviewing six workers from the Human Resources department of the aforementioned company. The results obtained are in line with the empirical studies analyzed. It can be seen that HRM practices contribute to employee satisfaction. However, according to the answers given in the interviews, this satisfaction is not found in all HRM practices. The fact that these workers are not totally satisfied leads us to believe that HRM practices are indispensable for maintaining balance and good relations, guaranteeing the progression of organizations.Roque, HelenaRepositório ComumCortez, Márcia Alexandra Gonçalves2024-01-05T15:28:19Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48699TID:203479840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:27.054241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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