A felicidade organizacional como um Output da implementação de um modelo de egstão de marketing inetrno: estudo de caso Linde Global Services Portugal Unipessoal Lda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Filipa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33640
Resumo: Nos dias de hoje, mais do que um bom salário, os colaboradores valorizam um conjunto de práticas de marketing interno que devem ser usadas a favor da empresa para assegurar a felicidade dos seus colaboradores no trabalho. Partindo da crença de que estes são o ativo vais valioso de uma empresa, o presente estudo propõe um modelo de gestão de marketing interno para aplicação direta às empresas, de forma a que seja criada uma cultura de felicidade organizacional e se alcance o sucesso desejado. Através de um estudo de caso da empresa Linde Global Services Portugal e com recurso às técnicas de observação participante, entrevistas exploratórias (83 participantes) e entrevistas semiestruturadas (15 participantes), foi possível realizar uma análise de diagnóstico sobre a situação atual da empresa no que diz respeito a marketing interno; compreender a perceção dos colaboradores sobre a empresa; identificar os seus principais pontos fortes e fracos e por conseguinte, implementar ações de melhoria que visam solucionar os problemas apontados. Devido à proatividade da empresa e à sua crescente preocupação com a qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores no trabalho, pode concluir-se que a maioria dos colaboradores da Linde está feliz e valoriza bastante todos os esforços a nível de marketing interno que a empresa tem realizado ao longo do tempo. No entanto, existe ainda uma grande margem de progressão, principalmente no que toca à formação interna dos colaboradores e à qualidade do ar nos escritórios, que é prejudicial para a saúde dos funcionários da empresa. Para além do referido, este estudo permitiu identificar as consequências positivas da implementação de uma estratégia de marketing interno com foco na felicidade organizacional. Assim, conclui-se que equipas mais felizes e unidas trabalham mais e melhor, o resulta numa melhor qualidade do serviço prestado ao cliente final, num melhor desempenho organizacional para a empresa, numa redução da taxas de absentismo e de turnover e numa melhoria de imagem enquanto entidade empregadora. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram elaborar algumas recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.
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