O \"bom professor\": entre o possível e o necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gabriela Bernardes Makishi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade.
id USP_28493a752cca5ddf02dd7d7d62449ad5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102015-103755
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O \"bom professor\": entre o possível e o necessárioThe \" good teacher\": between the possible and the necessaryBoas práticasBom professorCompetent teacherDiscourses of teachersGood teacherPapel do professorQualidade na educaçãoTeacher´s qualitiesEsta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade.This research had the objective to study the recognized positive characteristics on teachers, according to the students and teachers view. As a data collection tool, questionnaires with an open question answered by students in the fifth grade of elementary schools were applied, as well as a series of interviews with selected teachers from two public schools. The research was based on the study of the various facets of teacher performance in the classroom, taking consideration themselves in behavioral and performance aspects, establishing differences and similarities in the views expressed by students and educators. The intention is to give inputs to better understand aspects of view that predominates over the figure of the teacher and their representations in contemporary times.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Teresa Cristina Rebolho Rego deDias, Gabriela Bernardes Makishi2015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102015-103755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
The \" good teacher\": between the possible and the necessary
title O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
spellingShingle O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
Dias, Gabriela Bernardes Makishi
Boas práticas
Bom professor
Competent teacher
Discourses of teachers
Good teacher
Papel do professor
Qualidade na educação
Teacher´s qualities
title_short O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
title_full O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
title_fullStr O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
title_full_unstemmed O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
title_sort O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
author Dias, Gabriela Bernardes Makishi
author_facet Dias, Gabriela Bernardes Makishi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Gabriela Bernardes Makishi
dc.subject.por.fl_str_mv Boas práticas
Bom professor
Competent teacher
Discourses of teachers
Good teacher
Papel do professor
Qualidade na educação
Teacher´s qualities
topic Boas práticas
Bom professor
Competent teacher
Discourses of teachers
Good teacher
Papel do professor
Qualidade na educação
Teacher´s qualities
description Esta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257134532657152