Produtos e serviços turísticos de experiência : caraterização da oferta na cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Mafalda Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31880
Resumo: A importância do setor do turismo na economia portuguesa e mundial, nestes últimos anos, tem sido bastante significativa. Na verdade, o setor do turismo em Portugal estava responsável por 15% do PIB. Contudo, esta é uma área que, de acordo com a velocidade da mudança do mundo atual, necessita de se adaptar constantemente às novas ideologias, ideais e modo de vida dos consumidores. Com a massificação de produtos e serviços, o humano espera mais das empresas, mais dos profissionais e procura mais intensidade nas emoções. Portanto, procura conectar-se ao mundo idílico e desconectar-se da vida quotidiana. Nessa procura pelas emoções, surge a economia de experiência, que envolve mais do que o setor do turismo, mas que teve grande impacto neste. Como tal, neste trabalho final de mestrado, estuda-se e desenvolve-se o conceito e antropologia da experiência e como esta é aplicada ao mundo do turismo. Da mesma forma, dimensiona-se quais os fatores relevantes numa experiência para o turista e como se transformam as mesmas num setor de “Turismo de Experiência”. Para corroborar o estudo da arte desenvolve-se um questionário realizado presencialmente aos turistas no Porto, para que classifiquem as experiências da cidade de acordo com as dimensões definidas por Gilmore e Turner (1999) e no qual se verifica a verdadeira importância das experiências para o turista. Este é um tema que é recente e que apenas começou a ser desenvolvido como “Turismo de Experiência” em 2010 no Brasil. Porém, o estudo da economia de experiência remonta à década de 90. Como tal, pretende-se compreender a evolução da classificação e denominação das experiências no turismo.
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