Economia da experiência e turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373
Resumo: O presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiências
id UFF-2_05bb682e79bba01fb9d9f4f9e6b2fc9e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1373
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Economia da experiência e turismoTurismoMarketingEconomia da experiênciaTurismoMarketingEconomiaExperiênciaTourismMarketingExperience economyO presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiênciasThis work is a key concepts and characteristics survey of the experience economy and its links with tourism. It presents national and international case studies which exemplify the ideas outlined. In the first chapter, a historical overview on the leisure development and how this realm arrived at the current format of entertainment. Then the experience is presented as a branch of economic offering and a possible marketing tool. Several examples of places and businesses that tell any story, real or created, are cited to illustrate the use of the experience tools by tourist activities. The work was conducted through searches in bibliographic references and the observation of practical applications of the subject. Major authors in experience economy and tourism were cited, linked and compared to the theoretical ideas presented in this study. Due to high product customization and immersion in the experience, the tourists are affected and transformed by its consumption. It is concluded that tourism is no longer seen as an activity of pure contemplation, to be understood as an element that makes the immersion of tourists in different cultures and experiencesVilela, Eduardo Antônio PachecoGandara, José Manoel GonçalvesMachado, Marcello de Barros ToméLopes, Pedro Henrique de Mendonça2016-01-18T14:21:40Z2016-01-18T14:21:40Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1373CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T19:01:52Zoai:app.uff.br:1/1373Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:15.434870Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia da experiência e turismo
title Economia da experiência e turismo
spellingShingle Economia da experiência e turismo
Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
Turismo
Marketing
Economia da experiência
Turismo
Marketing
Economia
Experiência
Tourism
Marketing
Experience economy
title_short Economia da experiência e turismo
title_full Economia da experiência e turismo
title_fullStr Economia da experiência e turismo
title_full_unstemmed Economia da experiência e turismo
title_sort Economia da experiência e turismo
author Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
author_facet Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Gandara, José Manoel Gonçalves
Machado, Marcello de Barros Tomé
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing
Economia da experiência
Turismo
Marketing
Economia
Experiência
Tourism
Marketing
Experience economy
topic Turismo
Marketing
Economia da experiência
Turismo
Marketing
Economia
Experiência
Tourism
Marketing
Experience economy
description O presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiências
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-01-18T14:21:40Z
2016-01-18T14:21:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642304053248