Economia da experiência e turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373 |
Resumo: | O presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiências |
id |
UFF-2_05bb682e79bba01fb9d9f4f9e6b2fc9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1373 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Economia da experiência e turismoTurismoMarketingEconomia da experiênciaTurismoMarketingEconomiaExperiênciaTourismMarketingExperience economyO presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiênciasThis work is a key concepts and characteristics survey of the experience economy and its links with tourism. It presents national and international case studies which exemplify the ideas outlined. In the first chapter, a historical overview on the leisure development and how this realm arrived at the current format of entertainment. Then the experience is presented as a branch of economic offering and a possible marketing tool. Several examples of places and businesses that tell any story, real or created, are cited to illustrate the use of the experience tools by tourist activities. The work was conducted through searches in bibliographic references and the observation of practical applications of the subject. Major authors in experience economy and tourism were cited, linked and compared to the theoretical ideas presented in this study. Due to high product customization and immersion in the experience, the tourists are affected and transformed by its consumption. It is concluded that tourism is no longer seen as an activity of pure contemplation, to be understood as an element that makes the immersion of tourists in different cultures and experiencesVilela, Eduardo Antônio PachecoGandara, José Manoel GonçalvesMachado, Marcello de Barros ToméLopes, Pedro Henrique de Mendonça2016-01-18T14:21:40Z2016-01-18T14:21:40Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1373CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T19:01:52Zoai:app.uff.br:1/1373Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:15.434870Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Economia da experiência e turismo |
title |
Economia da experiência e turismo |
spellingShingle |
Economia da experiência e turismo Lopes, Pedro Henrique de Mendonça Turismo Marketing Economia da experiência Turismo Marketing Economia Experiência Tourism Marketing Experience economy |
title_short |
Economia da experiência e turismo |
title_full |
Economia da experiência e turismo |
title_fullStr |
Economia da experiência e turismo |
title_full_unstemmed |
Economia da experiência e turismo |
title_sort |
Economia da experiência e turismo |
author |
Lopes, Pedro Henrique de Mendonça |
author_facet |
Lopes, Pedro Henrique de Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco Gandara, José Manoel Gonçalves Machado, Marcello de Barros Tomé |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Pedro Henrique de Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing Economia da experiência Turismo Marketing Economia Experiência Tourism Marketing Experience economy |
topic |
Turismo Marketing Economia da experiência Turismo Marketing Economia Experiência Tourism Marketing Experience economy |
description |
O presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da economia da experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiências |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-01-18T14:21:40Z 2016-01-18T14:21:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823642304053248 |