Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frainer Knoll, Graziela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2922
Resumo: A semiótica da cultura, bem como os estudos culturais, motivaram nas ciências humanas grande número de abordagens que consideram o poder constitutivo dos discursos e das práticas semióticas nas atividades que compõem a sociedade. Como consequência, os processos de construção cultural passam por práticas de significação e ressignificação, o que abrange textos e discursos multimodais na mídia, ou seja, que integram diversas semioses. O foco deste trabalho são charges que têm como tema o ensino em tempos de pandemia. Conforme Brait, (1996, p. 34), “a charge se expressa pela ironia, cuja prática humorística se esteia na crítica política. No humor caricatural habitam o riso e a violência. O riso está na ambiguidade propositalmente contraditória entre o que é dito e o sentido que se quer passar”. Desse modo, a charge é um gênero de tom humorístico, de verbo-visualidade e de traço caricaturesco. Segundo Bakthin, (2011), uma função discursiva e um contexto sociocomunicativo (específicos de cada campo), geram determinados gêneros. Assim, a charge é um gênero que satiriza um fato da atualidade, associando humor e crítica.
id RCAP_426b640b34cf798cf18631c27bb8b9e5
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de chargesDiscursive and technological practices in virtual education: considerations from cartoonsH2D LiveA semiótica da cultura, bem como os estudos culturais, motivaram nas ciências humanas grande número de abordagens que consideram o poder constitutivo dos discursos e das práticas semióticas nas atividades que compõem a sociedade. Como consequência, os processos de construção cultural passam por práticas de significação e ressignificação, o que abrange textos e discursos multimodais na mídia, ou seja, que integram diversas semioses. O foco deste trabalho são charges que têm como tema o ensino em tempos de pandemia. Conforme Brait, (1996, p. 34), “a charge se expressa pela ironia, cuja prática humorística se esteia na crítica política. No humor caricatural habitam o riso e a violência. O riso está na ambiguidade propositalmente contraditória entre o que é dito e o sentido que se quer passar”. Desse modo, a charge é um gênero de tom humorístico, de verbo-visualidade e de traço caricaturesco. Segundo Bakthin, (2011), uma função discursiva e um contexto sociocomunicativo (específicos de cada campo), geram determinados gêneros. Assim, a charge é um gênero que satiriza um fato da atualidade, associando humor e crítica.Semiotics of culture, as well as cultural studies, have provided human sciences with many approaches that consider the constitutive power of discourses and semiotic practices in the activities that form the society. Consequently, cultural construction processes go through practices of signification and resignification, which include texts and multimodal discourses in the media, i.e., those that integrate several semiosis. The core of this work is the analysis of cartoons that reflect teaching activities during pandemic. According to Brait (1996, p. 34), “the cartoon is expressed by irony, which humor practice is based on political criticism. Caricature humor houses laugh and violence. Laugh is in the purposely paradoxical ambiguity that is present among what is said and the meaning to be communicated”. Thus, the cartoon genre is a humorous one, has verbal-visuality and caricature trait. According to Bakhtin (2010), a discursive function and a socio-communicative context – specific to each area – generate certain genres. Thus, cartoon is a genre that satirize a fact currently occurred, adding humor and criticism to it.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2922por2184-562XPires, Vera LúciaFrainer Knoll, Grazielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
Discursive and technological practices in virtual education: considerations from cartoons
title Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
spellingShingle Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
Pires, Vera Lúcia
H2D Live
title_short Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
title_full Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
title_fullStr Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
title_full_unstemmed Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
title_sort Práticas discursivas e tecnológicas no ensino virtual: considerações a partir de charges
author Pires, Vera Lúcia
author_facet Pires, Vera Lúcia
Frainer Knoll, Graziela
author_role author
author2 Frainer Knoll, Graziela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Vera Lúcia
Frainer Knoll, Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv H2D Live
topic H2D Live
description A semiótica da cultura, bem como os estudos culturais, motivaram nas ciências humanas grande número de abordagens que consideram o poder constitutivo dos discursos e das práticas semióticas nas atividades que compõem a sociedade. Como consequência, os processos de construção cultural passam por práticas de significação e ressignificação, o que abrange textos e discursos multimodais na mídia, ou seja, que integram diversas semioses. O foco deste trabalho são charges que têm como tema o ensino em tempos de pandemia. Conforme Brait, (1996, p. 34), “a charge se expressa pela ironia, cuja prática humorística se esteia na crítica política. No humor caricatural habitam o riso e a violência. O riso está na ambiguidade propositalmente contraditória entre o que é dito e o sentido que se quer passar”. Desse modo, a charge é um gênero de tom humorístico, de verbo-visualidade e de traço caricaturesco. Segundo Bakthin, (2011), uma função discursiva e um contexto sociocomunicativo (específicos de cada campo), geram determinados gêneros. Assim, a charge é um gênero que satiriza um fato da atualidade, associando humor e crítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2922
url https://doi.org/10.21814/h2d.2922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301252560912384