Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Pires, Vera Lúcia |
Data de Publicação: |
2020 |
Outros Autores: |
Frainer Knoll, Graziela |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: |
https://doi.org/10.21814/h2d.2922
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Resumo: |
A semiótica da cultura, bem como os estudos culturais, motivaram nas ciências humanas grande número de abordagens que consideram o poder constitutivo dos discursos e das práticas semióticas nas atividades que compõem a sociedade. Como consequência, os processos de construção cultural passam por práticas de significação e ressignificação, o que abrange textos e discursos multimodais na mídia, ou seja, que integram diversas semioses. O foco deste trabalho são charges que têm como tema o ensino em tempos de pandemia. Conforme Brait, (1996, p. 34), “a charge se expressa pela ironia, cuja prática humorística se esteia na crítica política. No humor caricatural habitam o riso e a violência. O riso está na ambiguidade propositalmente contraditória entre o que é dito e o sentido que se quer passar”. Desse modo, a charge é um gênero de tom humorístico, de verbo-visualidade e de traço caricaturesco. Segundo Bakthin, (2011), uma função discursiva e um contexto sociocomunicativo (específicos de cada campo), geram determinados gêneros. Assim, a charge é um gênero que satiriza um fato da atualidade, associando humor e crítica. |