Estratégias de co-branding : estudo de caso : Plano EDP Continente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Ferreira dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16978
Resumo: Objetivo – O objetivo do presente estudo é desdobrar o conceito de co-branding e examinar a influência de fatores na avaliação de uma estratégia de co-branding, aplicado ao caso particular do Plano EDP Continente. Desenho/metodologia/Abordagem – Neste estudo foi realizada uma revisão extensa e aprofundada de literatura (pesquisa secundária) não só relativa a estratégias de co-branding e sua avaliação, como também da estratégia de co-branding do Plano EDP Continente assim como das empresas envolvidas. No âmbito da pesquisa primária, aplicou-se uma conjugação de métodos de pesquisa, primeiramente quantitativo, respeitando a um questionário administrado aos consumidores em geral, e depois qualitativo, consubstanciando-se na realização de entrevistas, primeiramente, com fonte oficial da EDP, e depois com uma dezena de consumidores (aderentes e não aderentes) ao Plano EDP Continente, sendo a amostra classificada como não probabilística por conveniência transversalmente aos momentos de pesquisa mencionados. Resultados – É evidente a importância da avaliação dos consumidores no sucesso ou fracasso de uma estratégia de co-branding, em particular da influência positiva ou negativa do valor percebido das marcas envolvidas, da familiaridade relativamente às mesmas e o ajuste percebido entre as marcas envolvidas. Contrariamente ao que seria de esperar, conclui-se que os líderes de opinião poderão não deter tanta influência como seria de esperar na dita avaliação. Limitações/Implicações da pesquisa – O desfasamento temporal verificado entre a data de ocorrência da campanha e a realização do presente estudo e a ausência de informação por parte da Sonae MC (empresa detentora da marca Continente). Originalidade/Valor – O valor da presente dissertação decorre da análise da potencial influência dos líderes de opinião na avaliação de uma estratégia de co-branding.
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