Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14546 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_42be2f14324d5403b3b134dec7be6825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemiaAmbientes virtuais de aprendizagemSequências de AprendizagemEnsino à distância de emergênciaClassroomCOVID-19Virtual learning environmentsLearning sequenceEmergency distance learningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final é diferente dos relatórios finais dos anos anteriores pois, atualmente, estamos a viver uma pandemia incansável. Desta forma, o objetivo do meu estudo foi “Como mobilizar os ambientes virtuais de aprendizagem para dar resposta ao cenário pandémico atual?”, o que me levou a refletir sobre aspetos importantes como o Ensino Híbrido e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo. No meu plano de intervenção, selecionei as plataformas Classroom, na qual inseri uma sequência de atividades (que junta as áreas da língua portuguesa e do estudo do meio) e Meet, destinada a encontros via on-line com os meus alunos. A inclusão destas duas ferramentas visou dar resposta ao ensino à distância de emergência provocado pela pandemia COVID-19 e respetivo confinamento. Para além disto, expliquei as várias funcionalidades e vantagens destas plataformas, defendendo-as como sendo duas das melhores no que toca a um ensino à distância com crianças pequenas. Esta experiência de ensino à distância de emergência, permitiu verificar que esta modalidade é possível e viável, com as ferramentas certas. No entanto, tal viabilidade não substitui o ensino presencial, até porque as vantagens associadas a este parecem ser superiores. Claro que, se o professor não estiver disposto a tal, o trabalho fica mais dificultado, daí necessitarmos de adotar uma postura aberta e reflexiva à introdução de ferramentas digitais no exercício da docência. Um professor que se adapta às novas circunstâncias que vão acontecendo no nosso quotidiano, um professor que coloca o ensino das crianças em primeiro lugar e que faz tudo o que estiver ao seu alcance para lhes proporcionar o melhor método, as melhores condições, o melhor em todas as vertentes possíveis. Com a minha investigação pretendo que os professores sejam alertados para certas ferramentas que podem ser mobilizadas (não só em tempos de pandemia, apesar de ser esse o meu foco) de forma a tornar as suas aulas mais apelativas, mais enriquecedoras e mais vantajosas, quer para os alunos, quer para os próprios docentes.ABSTRACT This final report is different from the others final reports from previous years because, nowadays, we are living a tireless pandemic. Because of that, my study goal was “how to mobilize virtual learning environments to respond to the current pandemic scenario?”, that make me reflect about important aspects like hybrid teaching and Virtual Learning Environments, for example. On my intervention plan, I selected the Classroom platform, in which I inserted a sequence of activities (which brings together the areas of the Portuguese language and the study of the environment) and Meet platform, intended for online meetings with my students. The inclusion of these two tools aimed to respond to the emergency distance learning caused by the COVID-19 pandemic and respective confinement. In addition to this, I explained the various features and advantages of these platforms, defending them as being two of the best when it comes to distance learning with young children. How I have already evidenced, I have defended, throughout my report, this way of distance teaching its possible and viable, with the right tools, however I am not saying at all that is a better way than the usual (presential) way, even because I don’t have present fundamentals that justify it. Of course, if the teacher isn’t willing to do so, work becomes more difficult. Then we need to adopt a posture as a teacher of the future. A teacher who adapts to new circumstances that are happening in our daily lives, a teacher who puts children’s teaching first and does everything in his power to provide them with the best method, the best conditions, the best in all possible aspects. With my research, I want teachers to be alerted to certain tools that can be mobilized (not only in times of pandemic, although that is my focus) to make their classes more appealing, more enriching, and more advantageous, either for the students or for the teachers themselves.Almeida, TiagoRCIPLPita, Sara Beatriz Gonçalves2022-04-04T10:36:06Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14546TID:202938760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.005016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
title |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
spellingShingle |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia Pita, Sara Beatriz Gonçalves Ambientes virtuais de aprendizagem Sequências de Aprendizagem Ensino à distância de emergência Classroom COVID-19 Virtual learning environments Learning sequence Emergency distance learning |
title_short |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
title_full |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
title_fullStr |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
title_full_unstemmed |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
title_sort |
Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de pandemia |
author |
Pita, Sara Beatriz Gonçalves |
author_facet |
Pita, Sara Beatriz Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pita, Sara Beatriz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem Sequências de Aprendizagem Ensino à distância de emergência Classroom COVID-19 Virtual learning environments Learning sequence Emergency distance learning |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem Sequências de Aprendizagem Ensino à distância de emergência Classroom COVID-19 Virtual learning environments Learning sequence Emergency distance learning |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-22 2021-07-22T00:00:00Z 2022-04-04T10:36:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14546 TID:202938760 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14546 |
identifier_str_mv |
TID:202938760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133495411343360 |