Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Orestes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58841
Resumo: Na presente dissertação de mestrado investigo como as transformações do meio televisivo se relacionam com as mudanças no processo de reconhecimento identitário dos indivíduos, dando ênfase às alterações possibilitadas pelas inovações tecnológicas dos objetos new media durante a chamada Post-Network Era e às novas formações identitárias que emergem no contexto da pós-modernidade. A fim de criar as bases teóricas necessárias para a compreensão da televisão como prática cultural, a estrutura proposta para a pesquisa perpassa diferentes tópicos das teorias da comunicação e dos estudos da cultura, iniciando com a conceitualização da TV como meio de comunicação de massa, o contexto sociocultural para o desenvolvimento tecnológico dos televisores e uma breve historiografia das formas e práticas envolvidas no ato de assistir televisão ao longo dos anos. Em complementação à visão geral sobre o funcionamento da TV, conduzo um breve estudo sobre as audiências, partindo do processo de significação dos conteúdos, das especificidades da linguagem televisiva e da relação entre representação e realidade. A participação da audiência na atribuição de sentido à programação é sublinhada como ponto essencial para a fragmentação do público, aqui apresentado como fator central para as mudanças tecnológicas do final do século XX responsáveis por oferecer a estrutura material para a atualização da prática televisiva. Uma argumentação que procura evidenciar como os novos hábitos da audiência e a presença de novas narrativas nas telas se relacionam com as alterações nas experiências dos sujeitos, fruto da crise identitária do contexto pós-moderno. O trabalho culmina no impacto das transformações da TV, mais especificamente o desenvolvimento e consolidação do SVOD, para a abordagem de temáticas identitárias em séries ficcionais, com a análise das representações do gênero feminino nas produções Big Little Lies, Fleabag, I May Destroy You e Manhãs de Setembro.
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