Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58841 |
Resumo: | Na presente dissertação de mestrado investigo como as transformações do meio televisivo se relacionam com as mudanças no processo de reconhecimento identitário dos indivíduos, dando ênfase às alterações possibilitadas pelas inovações tecnológicas dos objetos new media durante a chamada Post-Network Era e às novas formações identitárias que emergem no contexto da pós-modernidade. A fim de criar as bases teóricas necessárias para a compreensão da televisão como prática cultural, a estrutura proposta para a pesquisa perpassa diferentes tópicos das teorias da comunicação e dos estudos da cultura, iniciando com a conceitualização da TV como meio de comunicação de massa, o contexto sociocultural para o desenvolvimento tecnológico dos televisores e uma breve historiografia das formas e práticas envolvidas no ato de assistir televisão ao longo dos anos. Em complementação à visão geral sobre o funcionamento da TV, conduzo um breve estudo sobre as audiências, partindo do processo de significação dos conteúdos, das especificidades da linguagem televisiva e da relação entre representação e realidade. A participação da audiência na atribuição de sentido à programação é sublinhada como ponto essencial para a fragmentação do público, aqui apresentado como fator central para as mudanças tecnológicas do final do século XX responsáveis por oferecer a estrutura material para a atualização da prática televisiva. Uma argumentação que procura evidenciar como os novos hábitos da audiência e a presença de novas narrativas nas telas se relacionam com as alterações nas experiências dos sujeitos, fruto da crise identitária do contexto pós-moderno. O trabalho culmina no impacto das transformações da TV, mais especificamente o desenvolvimento e consolidação do SVOD, para a abordagem de temáticas identitárias em séries ficcionais, com a análise das representações do gênero feminino nas produções Big Little Lies, Fleabag, I May Destroy You e Manhãs de Setembro. |
id |
RCAP_42c52b5d74e043151d0f8c183cffb92c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-redeDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesNa presente dissertação de mestrado investigo como as transformações do meio televisivo se relacionam com as mudanças no processo de reconhecimento identitário dos indivíduos, dando ênfase às alterações possibilitadas pelas inovações tecnológicas dos objetos new media durante a chamada Post-Network Era e às novas formações identitárias que emergem no contexto da pós-modernidade. A fim de criar as bases teóricas necessárias para a compreensão da televisão como prática cultural, a estrutura proposta para a pesquisa perpassa diferentes tópicos das teorias da comunicação e dos estudos da cultura, iniciando com a conceitualização da TV como meio de comunicação de massa, o contexto sociocultural para o desenvolvimento tecnológico dos televisores e uma breve historiografia das formas e práticas envolvidas no ato de assistir televisão ao longo dos anos. Em complementação à visão geral sobre o funcionamento da TV, conduzo um breve estudo sobre as audiências, partindo do processo de significação dos conteúdos, das especificidades da linguagem televisiva e da relação entre representação e realidade. A participação da audiência na atribuição de sentido à programação é sublinhada como ponto essencial para a fragmentação do público, aqui apresentado como fator central para as mudanças tecnológicas do final do século XX responsáveis por oferecer a estrutura material para a atualização da prática televisiva. Uma argumentação que procura evidenciar como os novos hábitos da audiência e a presença de novas narrativas nas telas se relacionam com as alterações nas experiências dos sujeitos, fruto da crise identitária do contexto pós-moderno. O trabalho culmina no impacto das transformações da TV, mais especificamente o desenvolvimento e consolidação do SVOD, para a abordagem de temáticas identitárias em séries ficcionais, com a análise das representações do gênero feminino nas produções Big Little Lies, Fleabag, I May Destroy You e Manhãs de Setembro.In this Master's thesis I seek to investigate how the transformations of television are related to changes in the process of identity recognition experienced by the individuals, emphasizing the impact of technological innovations enabled by New Media during the so-called Post-Network Era and the new identity formations that emerge with the postmodern condition. In order to build a solid theoretical basis for understanding television as a cultural practice, this study goes through different topics of communication theory and cultural studies, starting with the conceptualization of TV as a mass medium, the sociocultural context in which TV was created and a brief historiography of the modes and practices related to watching television over the years. As a complement to the overview on how TV works, I carry out a brief study on audiences starting from the process of meaning-making of audiovisual contents, the specificities of television language and the relationship between representation and reality through the screen. The active participation of the audience in the reception process is underlined here as an essential aspect for its fragmentation and diversification that, in turn, has driven the technological changes responsible for providing the necessary conditions for the updating of television practice. An argument that seeks to highlight how the new habits of the audience and the presence of new narratives on TV are related to changes in the subjects' experiences within the identity crisis of postmodernity. I conclude the study with an assessment of the impact of SVOD for the approach of identity issues in fictional TV series by analysing gender representations in Big Little Lies, Fleabag, I May Destroy You and September Mornings.Mendes, Ana Cristina FerreiraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Gabriela Orestes dos2023-08-09T11:02:57Z2022-12-162022-09-142022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58841TID:203138449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:57.788885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
title |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
spellingShingle |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede Santos, Gabriela Orestes dos Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
title_full |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
title_fullStr |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
title_full_unstemmed |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
title_sort |
Novas telas, novas narrativas : televisão e identidade na era pós-rede |
author |
Santos, Gabriela Orestes dos |
author_facet |
Santos, Gabriela Orestes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Ana Cristina Ferreira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gabriela Orestes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Na presente dissertação de mestrado investigo como as transformações do meio televisivo se relacionam com as mudanças no processo de reconhecimento identitário dos indivíduos, dando ênfase às alterações possibilitadas pelas inovações tecnológicas dos objetos new media durante a chamada Post-Network Era e às novas formações identitárias que emergem no contexto da pós-modernidade. A fim de criar as bases teóricas necessárias para a compreensão da televisão como prática cultural, a estrutura proposta para a pesquisa perpassa diferentes tópicos das teorias da comunicação e dos estudos da cultura, iniciando com a conceitualização da TV como meio de comunicação de massa, o contexto sociocultural para o desenvolvimento tecnológico dos televisores e uma breve historiografia das formas e práticas envolvidas no ato de assistir televisão ao longo dos anos. Em complementação à visão geral sobre o funcionamento da TV, conduzo um breve estudo sobre as audiências, partindo do processo de significação dos conteúdos, das especificidades da linguagem televisiva e da relação entre representação e realidade. A participação da audiência na atribuição de sentido à programação é sublinhada como ponto essencial para a fragmentação do público, aqui apresentado como fator central para as mudanças tecnológicas do final do século XX responsáveis por oferecer a estrutura material para a atualização da prática televisiva. Uma argumentação que procura evidenciar como os novos hábitos da audiência e a presença de novas narrativas nas telas se relacionam com as alterações nas experiências dos sujeitos, fruto da crise identitária do contexto pós-moderno. O trabalho culmina no impacto das transformações da TV, mais especificamente o desenvolvimento e consolidação do SVOD, para a abordagem de temáticas identitárias em séries ficcionais, com a análise das representações do gênero feminino nas produções Big Little Lies, Fleabag, I May Destroy You e Manhãs de Setembro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 2022-09-14 2022-12-16T00:00:00Z 2023-08-09T11:02:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58841 TID:203138449 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58841 |
identifier_str_mv |
TID:203138449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134645595406336 |