Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7592 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Didáctica das Línguas e Culturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2003 |
id |
RCAP_42e415979ff4ecd02b532f0e567a28bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidácticaDidáctica - portuguêsVocabulárioEnsino profissionalAbordagem lexicalInvestigação qualitativa - educaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de Mestrado, Didáctica das Línguas e Culturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2003Em que medida uma abordagem sistemática do vocabulário (comum e de especialidade) influi na competência comunicativa dos alunos do ensino profissional? O lexico, conjunto ilimitado de itens lexicais da língua, assume, no discurso, o estatuto de vocabulário. A verbalização das ideias tem como suporte o léxico mental. O volume do léxico mental de cada indivíduo resulta da interacção de dois factores essenciais: as características do sujeito e os estímulos do meio. É pela acção que o sujeito constroi as representações do real e as converte em língua.In what way can a systematic approach of vocabulary (common and technical) influence the communicative competence of the students from the professional school «Fundação D. Francisco Gomes d'Avelar»? The lexicon, an unlimited set of lexical items of language, assumes, in speech, the status of vocabulary. The verbalization of ideas has a support the mental lexicon. The volume of each individual's mental lexicon is a result from the interaction of two essential factors: the characteristics of the individual and the stimulus from the surrounding environment. It's through action that individual builds the representations of the real world and transforms them into language.Conceição, Manuel Célio JesusSapientiaSousa, Norberta Maria Gregório do Carmo2016-02-03T17:30:00Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:43Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:55.443890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
title |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
spellingShingle |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica Sousa, Norberta Maria Gregório do Carmo Didáctica - português Vocabulário Ensino profissional Abordagem lexical Investigação qualitativa - educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
title_full |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
title_fullStr |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
title_full_unstemmed |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
title_sort |
Português no ensino profissional: uma abordagem lexical e termodidáctica |
author |
Sousa, Norberta Maria Gregório do Carmo |
author_facet |
Sousa, Norberta Maria Gregório do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conceição, Manuel Célio Jesus Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Norberta Maria Gregório do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didáctica - português Vocabulário Ensino profissional Abordagem lexical Investigação qualitativa - educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Didáctica - português Vocabulário Ensino profissional Abordagem lexical Investigação qualitativa - educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Dissertação de Mestrado, Didáctica das Línguas e Culturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2003 |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2003-01-01T00:00:00Z 2016-02-03T17:30:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7592 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133223134953472 |