Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, António
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7676
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Gestão de PME
id RCAP_42f31997b783f47925b741ce205b7085
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”PMEEmpresa FamiliarModelo de NegóciosBusiness Model CanvasDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Gestão de PMEDo ponto de vista económico a europa, e em particular Portugal enfrentam condições económicas extremas que afetam profundamente não só os consumidores mas também as empresas. Por este motivo tornou-se relevante tentar compreender, em que medida a caraterização do modelo de negócio de uma empresa, pode revelar vantagens competitivas, conseguindo em paralelo espelhar a estratégia da empresa e/ou inclusive, descobrir possíveis pontos débeis a serem colmatados com o desenvolvimento de um modelo de negócio mais robusto. Assim, pretende-se com esta dissertação compreender o funcionamento do modelo de negócio de uma PME familiar, fazer o seu diagnóstico e desenvolver um conjunto amplo de questões que possam de alguma forma contribuir para a adaptação do modelo de negócio às constantes mudanças do meio envolvente. Com recurso à metodologia do estudo de caso e fazendo uso da estrutura analítica do Business Model Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2010) explicita-se o modelo de negócio da empresa que será apelidada de ARTSOF, SA1 (a fim de preservar a sua identidade) procurando-se, depois efetuar a avaliação interna da empresa, forças e fraquezas e a avaliação da posição da empresa face ao meio envolvente, oportunidades e ameaças. Com base no diagnóstico do modelo de negócio atual da empresa ARTSOF, SA procuraremos identificar vantagens competitivas da empresa e relacionar o modelo de negócio atual a um conjunto amplo de fatores baseados nas 5 forças de Porter. O objectivo é desenvolver um conjunto de questões que possam ajudar a empresa a adaptar o seu modelo de negócio à constante evolução da envolvente externa. No que concerne a resultados, a revisão da literatura mostrou-nos que o conceito de empresa familiar ainda não é universal, nos últimos 10 anos, o campo de estudos de empresas familiares não foi preciso na definição de empresa familiar, apesar das diversas tentativas para distinguir as empresas familiares das empresas não familiares, não há uma definição amplamente aceite e a literatura contínua com dificuldades em definir empresa familiar. Ainda assim, o princípio fundamental das definições circula em torno do importante papel da família na definição da visão, criação de recursos, capacidades únicas e controlo do negócio. No que diz respeito à definição e identificação dos componentes constituinte de um modelo de negócio a literatura mostrou-se bastante vasta. Desde o seu aparecimento, até aos dias de hoje, os autores têm tido diferentes visões sobre os componentes que compõem este conceito e não existe na literatura uma definição consensual para o termo sendo a literatura académica fragmentada e as definições inconsistentes. Ainda assim, a revisão da literatura evidenciou que um modelo de negócio é uma ferramenta conceitual de apoio à gestão que tem como principal objetivo, descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor pela organização. A caracterização do modelo de negócio da empresa ARTSOF, SA e o seu diagnóstico a cada uma das componentes permitiu construir uma visão global sobre o modelo e o posicionamento da empresa face aos clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio. A análise efetuada tornou-se particularmente relevante na medida em que permitiu não só identificar através da avaliação interna da empresa, forças e fraquezas e da avaliação da posição da empresa face ao meio envolvente, oportunidades e ameaças como paralelamente foi possível compreender as vantagens competitivas (indexadas ao modelo) que conduzem a desempenhos superiores e duradouros. Não é objetivo deste trabalho a apresentação de um novo modelo de negócio mas antes, aproveitar as potencialidades do modelo de negócio atual para prever possíveis mudanças que possam vir a influenciar o modelo de negócio.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisCosta, TeresaRepositório ComumLopes, António2015-02-04T12:02:12Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7676TID:201197570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:10.808825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
title Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
spellingShingle Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
Lopes, António
PME
Empresa Familiar
Modelo de Negócios
Business Model Canvas
title_short Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
title_full Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
title_fullStr Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
title_full_unstemmed Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
title_sort Business Model Canvas: o caso da “ARTSOF- Empresa de perfumes e cosméticos, SA ”
author Lopes, António
author_facet Lopes, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Teresa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, António
dc.subject.por.fl_str_mv PME
Empresa Familiar
Modelo de Negócios
Business Model Canvas
topic PME
Empresa Familiar
Modelo de Negócios
Business Model Canvas
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Gestão de PME
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-04T12:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7676
TID:201197570
url http://hdl.handle.net/10400.26/7676
identifier_str_mv TID:201197570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135327915343872