Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2974 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte foca-se nas práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendose, principalmente, uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte do presente relatório incide sobre o trabalho investigativo. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a questão “Que caraterísticas/propriedades revela a linguagem oral/a aquisição do Português como língua segunda por parte de uma criança com língua materna castelhana na Educação pré-escolar?”. Assim sendo, com a presente investigação, pretendemos dar resposta a esta questão, tendo como objetivo final compreender como é adquirido o português por uma criança cuja língua materna é o castelhano. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma investigação de cariz descritivo e qualitativo. Como tal, utiliza diversos instrumentos de recolha de dados associados à investigação qualitativa, tais como a observação participante, as notas de campo e as gravações áudio. Depois de feito o enquadramento teórico-conceptual em torno do estudo, é apresentada uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer conclusões obtidas. Tais resultados contribuem para a compreensão das propriedades da aquisição da segunda língua numa criança em contexto de educação pré-escolar. Ao longo de toda a investigação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da língua materna na criança, a aquisição do português por parte de crianças que não têm o português como língua materna e as atividades que podem ser usadas para a promoção do domínio linguístico. |
id |
RCAP_4327ce7cd67a39d3571dcb086b8de6b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2974 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemeducação pré-escolarbilingualismlíngua maternaaquisição de língua segundabilinguismolanguage developmentPreschool educationsecond language acquisitionmother tongueDepartamento de Ciências da LinguagemO presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte foca-se nas práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendose, principalmente, uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte do presente relatório incide sobre o trabalho investigativo. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a questão “Que caraterísticas/propriedades revela a linguagem oral/a aquisição do Português como língua segunda por parte de uma criança com língua materna castelhana na Educação pré-escolar?”. Assim sendo, com a presente investigação, pretendemos dar resposta a esta questão, tendo como objetivo final compreender como é adquirido o português por uma criança cuja língua materna é o castelhano. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma investigação de cariz descritivo e qualitativo. Como tal, utiliza diversos instrumentos de recolha de dados associados à investigação qualitativa, tais como a observação participante, as notas de campo e as gravações áudio. Depois de feito o enquadramento teórico-conceptual em torno do estudo, é apresentada uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer conclusões obtidas. Tais resultados contribuem para a compreensão das propriedades da aquisição da segunda língua numa criança em contexto de educação pré-escolar. Ao longo de toda a investigação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da língua materna na criança, a aquisição do português por parte de crianças que não têm o português como língua materna e as atividades que podem ser usadas para a promoção do domínio linguístico.Abstract This Report of Final Practice was developed under the Course of Supervised Teaching Practice (PES, from “Prática de Ensino Supervisionada”, course name in Portuguese), which is part of the Master's curriculum in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. It includes two distinct parts. The first part focuses on the practices carried out along the PES, consisting mainly in a reflection and analysis of the work done in both contexts. The second part of this report represents the research done. This study aims at contributing to answer the question "What characteristics / properties reveals the oral language / acquisition of Portuguese as a second language by a native speaker of Spanish in Preschool Education?". Therefore, with this research, we intend to address this issue, with the ultimate goal of understanding how the Portuguese language is acquired by a child whose first language is Spanish. The research is based on a case study and represents mainly a descriptive and qualitative nature. Therefore, it makes use of various data collection instruments associated with qualitative research, such as participant observation, field notes and audio recordings. After the theoretical and conceptual framework of the study, an analysis of the results is presented, showing the conclusions drawn from the research. These results shed some light on the characteristics of second language acquisition in a child in the context of Preschool education. Throughout the investigation, we direct attention to topics such as the language development in children, the acquisition of Portuguese by children who do not have Portuguese as their mother tongue, and to activities that can be used to promote linguistic mastering.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatos, Isabel Aires deCastelo, AdelinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFumega, Diana Filipa Fernandes2015-12-03T10:42:28Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2974TID:201014904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:04.980725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
title |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar Fumega, Diana Filipa Fernandes Desenvolvimento da linguagem educação pré-escolar bilingualism língua materna aquisição de língua segunda bilinguismo language development Preschool education second language acquisition mother tongue Departamento de Ciências da Linguagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar |
author |
Fumega, Diana Filipa Fernandes |
author_facet |
Fumega, Diana Filipa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Isabel Aires de Castelo, Adelina Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fumega, Diana Filipa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da linguagem educação pré-escolar bilingualism língua materna aquisição de língua segunda bilinguismo language development Preschool education second language acquisition mother tongue Departamento de Ciências da Linguagem |
topic |
Desenvolvimento da linguagem educação pré-escolar bilingualism língua materna aquisição de língua segunda bilinguismo language development Preschool education second language acquisition mother tongue Departamento de Ciências da Linguagem |
description |
O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte foca-se nas práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendose, principalmente, uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte do presente relatório incide sobre o trabalho investigativo. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a questão “Que caraterísticas/propriedades revela a linguagem oral/a aquisição do Português como língua segunda por parte de uma criança com língua materna castelhana na Educação pré-escolar?”. Assim sendo, com a presente investigação, pretendemos dar resposta a esta questão, tendo como objetivo final compreender como é adquirido o português por uma criança cuja língua materna é o castelhano. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma investigação de cariz descritivo e qualitativo. Como tal, utiliza diversos instrumentos de recolha de dados associados à investigação qualitativa, tais como a observação participante, as notas de campo e as gravações áudio. Depois de feito o enquadramento teórico-conceptual em torno do estudo, é apresentada uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer conclusões obtidas. Tais resultados contribuem para a compreensão das propriedades da aquisição da segunda língua numa criança em contexto de educação pré-escolar. Ao longo de toda a investigação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da língua materna na criança, a aquisição do português por parte de crianças que não têm o português como língua materna e as atividades que podem ser usadas para a promoção do domínio linguístico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03T10:42:28Z 2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2974 TID:201014904 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2974 |
identifier_str_mv |
TID:201014904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130888010727424 |