Promoção da comunicação expressiva, recorrendo a um sistema aumentativo e alternativo de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Filipa Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12785
Resumo: Conscientes de que a comunicação é um domínio fundamental na vida de qualquer ser humano, têm-se como objetivo levar a cabo um projeto de estudo de caso: Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação – estudo de caso. Este projeto foi aplicado a um sujeito com Paralisia Cerebral que apresentava comprometimento ao nível comunicação verbal, da leitura e da escrita. Na esfera deste estudo procurou-se delinear um plano de intervenção - ação baseado no desenvolvimento de sessões que contribuíssem para aperfeiçoar a comunicação expressiva do sujeito, no seu dia-a-dia. Cada uma destas sessões teve duração entre 2/3h, nas quais se pretendeu trabalhar com o sujeito competências no âmbito da utilização de um Sistema Aumentativo Alternativo de Comunicação, nomeadamente, com o sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). Com a implementação deste projeto, verificámos que a utilização do sistema SPC pode contribuir para o desenvolvimento de competências comunicativas, promovendo uma interação social mais efetiva e facilitadora. Os resultados atingidos com esta intervenção são positivos mas hipotetizamos que haverá maior impacto e resultados a longo prazo, caso esta intervenção se forem continuados. A continuação crê-se favorável a que o sujeito possa aprimorar competências funcionais, bem como, ampliar a frequência e qualidade das interações comunicativas.
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