O contributo da Terapia Ocupacional para a implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação em crianças com Paralisia Cerebral: uma Scoping Review
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7705 |
Resumo: | O livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos. |
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O contributo da Terapia Ocupacional para a implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação em crianças com Paralisia Cerebral: uma Scoping ReviewThe contribute of Occupational Therapy to the implementation of Augmentative and Alternative Communication Systems in children with Cerebral Palsy: a Scoping ReviewComunicaçãoCriançasParalisia CerebralSistemas Aumentativos e Alternativos de ComunicaçãoTerapia Ocupacional.O livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos.Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão do Sistema Nervoso Central com forte impacto na funcionalidade. As alterações neuromusculoesqueléticas, sensoriopercetivas e cognitivas originam frequentemente necessidades complexas de comunicação, cuja intervenção multidisciplinar passa amiudadamente pela implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). O terapeuta ocupacional pode colaborar para esta intervenção, sobretudo quando são envolvidas Tecnologias de Apoio (T A). Objetivo: Descrever o processo da Terapia Ocupacional (TO) na implementação de SAAC, em crianças com PC, verificando a influência nas atividades, cuja participação está restringida por défices na comunicação. Metodologia: Scoping Review desenvolvida com base no guia orientador Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e de acordo com o protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI), encetada com pesquisa na b-on. Foi realizada uma análise categorial temática dos artigos com recurso ao software webQDA. Resultados: Foram selecionados 10 artigos, dos 353 estudos inicialmente encontrados, de acordo com os critérios de inclusão, demonstrando a contribuição do processo da TO, a importância de uma equipa multidisciplinar, bem como, a identificação de lacunas, que sugerem investimento em investigações futuras. Conclusão: A TO tem um papel pertinente na implementação de SAAC na: avaliação, com identificação das capacidades e necessidades a diferentes níveis, incluindo o posicionamento, tipo de acesso mais adequado e contextos; intervenção, através do posicionamento, da adaptação e treino de utilização de SAAC, de formação, consultadoria e advocacy das partes interessadas. A implementação de SAAC é uma área que ainda carece de investimento em investigação e formação.Introduction: Cerebral Palsy (CP) is a Central Nervous System lesion with strong impact on functionality. The neuromusculoskeletal, sensory-perceptive and cognitive changes frequently originate complex communication needs, whose multidisciplinary intervention frequently involves the implementation of Augmentative and Alternative Communication Systems (AACS). The Occupational Therapist can collaborate in this intervention, especially when assistive technologies are involved. Objective: To describe the process of Occupational Therapy (OT) in the implementation of AACS in children with CP, checking the influence on the activities in which participation is restricted by communication deficits. Methodology: Scoping Review based on the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) and according to the Joanna Briggs Institute (JBI) protocol, conducted using the b-on library. A thematic categorical analysis of the articles was performed using the webQDA software. Results: Ten articles were selected according to the inclusion criteria of the 353 studies initially found, demonstrating the contribution of the OT process, the importance of a multidisciplinary team, as well as the identification of gaps, which suggest investment in future research. Conclusion: OT has a relevant role in the implementation of an AACS: in the assessment, with identification of capacities and needs at different levels, including positioning, the most appropriate type of access and contexts and, in the intervention through positioning, adaptation and training in the use of the AACS, as well as training, consulting and advocacy of stakeholders. The implementation of AACSis an area that stil l needs investment in research and training.Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS)IC-OnlineDuarte, FranciscaLeal, GabrielaMira, SaraRibeiro, SofiaRibeiro, Jaime2022-09-21T13:20:01Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7705por978-989-53249-0-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:36.317464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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