Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5866
Resumo: A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.
id RCAP_433cc84123df54bb4a20e6705594bba7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalhoEDUCAÇÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALENSINO PROFISSIONALMERCADO DE TRABALHOREINSERÇÃO PROFISSIONALDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONVOCATIONAL TRAININGPROFESSIONAL EDUCATIONLABOUR MARKETRETURN TO WORKPROFESSIONAL DEVELOPMENTA presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.This research intends to analyse how far vocational training is seen, by the trainees, as a way of professional preparation and considered as a path for (re)integration or progression in the labour market. Under the theoretical point of view, it is based on different perspectives on this subject. Vocational training aims to endow trainees with the essential skills for keeping up with our society’s fast technological evolution and, subsequently, for getting a better employment in their area of vocational training. A sample composed of all the 156 trainees of a Vocational Training Centre for the Construction Sector was selected, all of which aged 18 to 60 years old and attending in 2014 different modular training courses in daytime schedule. For this study a quantitative approach methodology was chosen, and all the trainees under analysis were given a questionnaire. According to the results obtained, we concluded that, in most cases, the option to proceed studies with vocational training derives from an attempt to increase the employment opportunities. The inclusion in this type of training, with a very practical and work-oriented approach, helps trainees to develop knowledge and skills allowing them to perform their professional tasks in a more professional way.2014-12-11T20:21:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5866TID:201249189porMagalhães, Carla Fernanda Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:44.483511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
title Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
spellingShingle Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO
REINSERÇÃO PROFISSIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
LABOUR MARKET
RETURN TO WORK
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
title_short Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
title_full Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
title_fullStr Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
title_full_unstemmed Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
title_sort Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
author Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
author_facet Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO
REINSERÇÃO PROFISSIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
LABOUR MARKET
RETURN TO WORK
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO
REINSERÇÃO PROFISSIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
PROFESSIONAL EDUCATION
LABOUR MARKET
RETURN TO WORK
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
description A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11T20:21:05Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5866
TID:201249189
url http://hdl.handle.net/10437/5866
identifier_str_mv TID:201249189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224520785920