Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5866 |
Resumo: | A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais. |
id |
RCAP_433cc84123df54bb4a20e6705594bba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalhoEDUCAÇÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALENSINO PROFISSIONALMERCADO DE TRABALHOREINSERÇÃO PROFISSIONALDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONVOCATIONAL TRAININGPROFESSIONAL EDUCATIONLABOUR MARKETRETURN TO WORKPROFESSIONAL DEVELOPMENTA presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.This research intends to analyse how far vocational training is seen, by the trainees, as a way of professional preparation and considered as a path for (re)integration or progression in the labour market. Under the theoretical point of view, it is based on different perspectives on this subject. Vocational training aims to endow trainees with the essential skills for keeping up with our society’s fast technological evolution and, subsequently, for getting a better employment in their area of vocational training. A sample composed of all the 156 trainees of a Vocational Training Centre for the Construction Sector was selected, all of which aged 18 to 60 years old and attending in 2014 different modular training courses in daytime schedule. For this study a quantitative approach methodology was chosen, and all the trainees under analysis were given a questionnaire. According to the results obtained, we concluded that, in most cases, the option to proceed studies with vocational training derives from an attempt to increase the employment opportunities. The inclusion in this type of training, with a very practical and work-oriented approach, helps trainees to develop knowledge and skills allowing them to perform their professional tasks in a more professional way.2014-12-11T20:21:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5866TID:201249189porMagalhães, Carla Fernanda Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:44.483511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
title |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
spellingShingle |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho Magalhães, Carla Fernanda Carvalho EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO PROFISSIONAL MERCADO DE TRABALHO REINSERÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION VOCATIONAL TRAINING PROFESSIONAL EDUCATION LABOUR MARKET RETURN TO WORK PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
title_short |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
title_full |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
title_fullStr |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
title_sort |
Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho |
author |
Magalhães, Carla Fernanda Carvalho |
author_facet |
Magalhães, Carla Fernanda Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Carla Fernanda Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO PROFISSIONAL MERCADO DE TRABALHO REINSERÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION VOCATIONAL TRAINING PROFESSIONAL EDUCATION LABOUR MARKET RETURN TO WORK PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
topic |
EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO PROFISSIONAL MERCADO DE TRABALHO REINSERÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION VOCATIONAL TRAINING PROFESSIONAL EDUCATION LABOUR MARKET RETURN TO WORK PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
description |
A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-11T20:21:05Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5866 TID:201249189 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5866 |
identifier_str_mv |
TID:201249189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131224520785920 |