A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17134
Resumo: A escrita é uma competência desenvolvida desde muito cedo nas crianças tornando-se indispensável para a realização das suas tarefas quotidianas. Assim, a escrita é essencial no desenvolvimento educacional da criança, porque é transversal a todas as áreas disciplinares. Deste modo é relevante que as crianças compreendam a importância da escrita e das suas regras associadas. No decorrer desta aprendizagem o professor tem um papel essencial na forma como as desenvolve. A disponibilização de materiais de apoio à escrita, bem como de materiais que permitam aos alunos pensar sobre o seu trabalho e superar as dificuldades pode ser uma via a explorar. Esta investigação centra-se na realização de produções escritas através do trabalho em grupo. Para isto recorri à pesquisa de alguns dos tipos de texto, nomeadamente a narrativa, a poesia, a notícia e a banda desenhada e seguidamente, utilizei guiões orientadores para apoiar os alunos na construção textual com recurso ao feedback como instrumento de orientação para a superação das dificuldades. Esta intervenção teve como área dominante o português, mais propriamente a vertente da escrita. Este trabalho tem como objetivo compreender se o uso dos guiões de trabalho e o feedback foram uteis para as crianças nas suas produções escritas. Também se tentou perceber se o papel do trabalho de grupo neste processo. A metodologia seguida segue uma perspetiva qualitativa, sendo os dados recolhidos através da observação, inquérito por questionário e análise documental. Após a análise dos dados disponíveis pode verificar-se que a utilização de guiões permite aos alunos realizarem um texto bem estruturado e o feedback escrito possibilita que os textos sejam melhorados autonomamente.
id RCAP_438d948f5b21cdbf18ca89339a4c1965
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básicoAvaliação formativa - feedbackGuião orientador de trabalhoProdução escritaTrabalho em grupoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFormative evaluation - feedbackWork oriented scriptWritten productionTeamworkA escrita é uma competência desenvolvida desde muito cedo nas crianças tornando-se indispensável para a realização das suas tarefas quotidianas. Assim, a escrita é essencial no desenvolvimento educacional da criança, porque é transversal a todas as áreas disciplinares. Deste modo é relevante que as crianças compreendam a importância da escrita e das suas regras associadas. No decorrer desta aprendizagem o professor tem um papel essencial na forma como as desenvolve. A disponibilização de materiais de apoio à escrita, bem como de materiais que permitam aos alunos pensar sobre o seu trabalho e superar as dificuldades pode ser uma via a explorar. Esta investigação centra-se na realização de produções escritas através do trabalho em grupo. Para isto recorri à pesquisa de alguns dos tipos de texto, nomeadamente a narrativa, a poesia, a notícia e a banda desenhada e seguidamente, utilizei guiões orientadores para apoiar os alunos na construção textual com recurso ao feedback como instrumento de orientação para a superação das dificuldades. Esta intervenção teve como área dominante o português, mais propriamente a vertente da escrita. Este trabalho tem como objetivo compreender se o uso dos guiões de trabalho e o feedback foram uteis para as crianças nas suas produções escritas. Também se tentou perceber se o papel do trabalho de grupo neste processo. A metodologia seguida segue uma perspetiva qualitativa, sendo os dados recolhidos através da observação, inquérito por questionário e análise documental. Após a análise dos dados disponíveis pode verificar-se que a utilização de guiões permite aos alunos realizarem um texto bem estruturado e o feedback escrito possibilita que os textos sejam melhorados autonomamente.Writing is a competence developed from an early age in children, becoming indispensable for the performance of their daily routines. Writing is then essential in the educational development of the child, being transversal to all disciplines. It is then crucial that kids understand the relevance of writing and the rules associated with it. In the course of learning, the professor has a crucial role on how they are developed. The availability of writing support materials, as well as materials that allow the students to think about their work and how to overcome difficulties may be a path to explore. This investigation focus on the implementation of written productions through teamwork. To do so, I’ve resorted to the search of some types of texts, namely narrative, poetry, news and comic books, and after this I used guiding scripts to support students in the textual construction using feedback as an instrument of orientation for overcoming difficulties. This intervention had, as a dominant area, the Portuguese language, more properly, the writing. This project has the objective of understanding if the use of work scripts and feedback is useful for children in their writing skills. Also, the effect of teamwork in this process was studied. The methodology followed, uses a qualitative perspective, gathering the data through observation, the use of questionnaires and document analysis. After the analysis of the available data it can be concluded that the use of scripts allows the students to produce a well structured text and the written feedback allows for a autonomous improvement.Pinto, JorgeSequeira, AnaRepositório ComumCardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira2016-12-27T13:17:28Z2017-012016-122017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17134TID:201604434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.841616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
Cardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira
Avaliação formativa - feedback
Guião orientador de trabalho
Produção escrita
Trabalho em grupo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation - feedback
Work oriented script
Written production
Teamwork
title_short A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Cardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira
author_facet Cardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Sequeira, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria Margarida Carvalho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa - feedback
Guião orientador de trabalho
Produção escrita
Trabalho em grupo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation - feedback
Work oriented script
Written production
Teamwork
topic Avaliação formativa - feedback
Guião orientador de trabalho
Produção escrita
Trabalho em grupo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation - feedback
Work oriented script
Written production
Teamwork
description A escrita é uma competência desenvolvida desde muito cedo nas crianças tornando-se indispensável para a realização das suas tarefas quotidianas. Assim, a escrita é essencial no desenvolvimento educacional da criança, porque é transversal a todas as áreas disciplinares. Deste modo é relevante que as crianças compreendam a importância da escrita e das suas regras associadas. No decorrer desta aprendizagem o professor tem um papel essencial na forma como as desenvolve. A disponibilização de materiais de apoio à escrita, bem como de materiais que permitam aos alunos pensar sobre o seu trabalho e superar as dificuldades pode ser uma via a explorar. Esta investigação centra-se na realização de produções escritas através do trabalho em grupo. Para isto recorri à pesquisa de alguns dos tipos de texto, nomeadamente a narrativa, a poesia, a notícia e a banda desenhada e seguidamente, utilizei guiões orientadores para apoiar os alunos na construção textual com recurso ao feedback como instrumento de orientação para a superação das dificuldades. Esta intervenção teve como área dominante o português, mais propriamente a vertente da escrita. Este trabalho tem como objetivo compreender se o uso dos guiões de trabalho e o feedback foram uteis para as crianças nas suas produções escritas. Também se tentou perceber se o papel do trabalho de grupo neste processo. A metodologia seguida segue uma perspetiva qualitativa, sendo os dados recolhidos através da observação, inquérito por questionário e análise documental. Após a análise dos dados disponíveis pode verificar-se que a utilização de guiões permite aos alunos realizarem um texto bem estruturado e o feedback escrito possibilita que os textos sejam melhorados autonomamente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27T13:17:28Z
2016-12
2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17134
TID:201604434
url http://hdl.handle.net/10400.26/17134
identifier_str_mv TID:201604434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343453143040