Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32914
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, foi elabo-rado este Relatório da Prática Profissional (Parte I), sob a orientação científica e peda-gógica da Professora Doutora Luísa Orvalho e da Professora Emília Alves, contextua-lizado no Projeto Educativo da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), um dos ramos de ensino da Academia de Música de Espinho (AME) proprietária da escola, no segundo semestre do ano letivo 2011/2012, e o Projeto de Intervenção Pedagógica (Parte II), subordinado ao tema “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e perfor-mativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019, na Academia de Mú-sica de Espinho. Esta intervenção pretende contribuir para a capacitação dos alunos relativamente aos aspetos da sua prática musical, potenciando-lhes a aquisição de mais competências ao nível rítmico, de pulsação, de coordenação motora, assim como, in-troduzir o gosto pela prática de fazer música em conjunto. A investigação naturalista, fundamentada num quadro teórico e concetual defendido por alguns autores, tais como, Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). A estratégia metodológica seguida foi a de um estudo de caso e as técnicas de recolha e produção de dados foram: i) Observação direta e participante das aulas, ii) Gravações vídeo de algumas das sessões dos workshops, e iii) Inquéritos por questio-nário aplicados a alunos da Academia de Música de Espinho, do Curso Básico de Mú-sica (do 1º ao 5º Grau), e aos respetivos docentes. As técnicas de análise e interpretação dos dados foram: a) Análise estatística das respostas fechadas aos questionários aplica-dos, aos alunos e professores, e b) Análise de conteúdo das observações feitas direta-mente pelo investigador, registadas nas notas de campo, nas videgravações e das res-postas abertas aos questionários. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciaram que os objetivos propostos para a intervenção pedagógica foram atingidos.
id RCAP_43b172bfc83c0b7254e1d7f04e747339
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da músicaWorkshops performativosCriatividadeRitmoPercussão corporalPrática musical em conjuntoPerformance based workshopsCreativityRhythmBody-percussionGroup musical practiceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, foi elabo-rado este Relatório da Prática Profissional (Parte I), sob a orientação científica e peda-gógica da Professora Doutora Luísa Orvalho e da Professora Emília Alves, contextua-lizado no Projeto Educativo da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), um dos ramos de ensino da Academia de Música de Espinho (AME) proprietária da escola, no segundo semestre do ano letivo 2011/2012, e o Projeto de Intervenção Pedagógica (Parte II), subordinado ao tema “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e perfor-mativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019, na Academia de Mú-sica de Espinho. Esta intervenção pretende contribuir para a capacitação dos alunos relativamente aos aspetos da sua prática musical, potenciando-lhes a aquisição de mais competências ao nível rítmico, de pulsação, de coordenação motora, assim como, in-troduzir o gosto pela prática de fazer música em conjunto. A investigação naturalista, fundamentada num quadro teórico e concetual defendido por alguns autores, tais como, Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). A estratégia metodológica seguida foi a de um estudo de caso e as técnicas de recolha e produção de dados foram: i) Observação direta e participante das aulas, ii) Gravações vídeo de algumas das sessões dos workshops, e iii) Inquéritos por questio-nário aplicados a alunos da Academia de Música de Espinho, do Curso Básico de Mú-sica (do 1º ao 5º Grau), e aos respetivos docentes. As técnicas de análise e interpretação dos dados foram: a) Análise estatística das respostas fechadas aos questionários aplica-dos, aos alunos e professores, e b) Análise de conteúdo das observações feitas direta-mente pelo investigador, registadas nas notas de campo, nas videgravações e das res-postas abertas aos questionários. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciaram que os objetivos propostos para a intervenção pedagógica foram atingidos.This thesis submitted to the degree of Masters in Music Teaching, at the School of Arts within the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University, is devised in two parts: Teaching Practice Report (Relatório da Prática Profissional) (Part I), which is based on the programme of studies at Escola Profissional de Música de Espinho in place during the academic year of 2011/2012; and Pedagogical Interven-tion Project (Projeto de Intervenção Pedagógica) (Part II), under the title “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, developed during the acade-mic year of 2018/2019 at Academia de Música de Espinho. The Pedagogical Interven-tion Project aims to empower student’s musical practice, contribute to a better assimi-lation of student’s rhythm, pulse and coordination, as well as to introduce and enhance group work interest and awareness. The Pedagogical Intervention Project is based on a naturalistic investigation approach, supported theoretically and conceptually in the same line of authors such as Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). The methodology used is based on a case study and the techniques of informa-tion gathering and production are as following: i) direct and participative class obser-vation; ii) data recording (video) of music sessions and workshops; iii) surveys (enqui-ries) directed to music students (grades 1 to 5 from different musical instruments), and teachers at Academia de Música de Espinho. The data’s analysis and interpretation te-chniques can be devised into: a) statistics analysis of closed-ended questions directed at students and teachers; b) content analysis of observations made directly by the re-searcher, registered within field notes, in the video data and open answers to the survey. The results obtained showed that the proposed targets to the pedagogical intervention were achieved.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira2021-05-05T13:04:56Z2019-12-1620192019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32914TID:202468259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:32.596362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
title Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
spellingShingle Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira
Workshops performativos
Criatividade
Ritmo
Percussão corporal
Prática musical em conjunto
Performance based workshops
Creativity
Rhythm
Body-percussion
Group musical practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
title_full Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
title_fullStr Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
title_full_unstemmed Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
title_sort Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
author Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira
author_facet Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Workshops performativos
Criatividade
Ritmo
Percussão corporal
Prática musical em conjunto
Performance based workshops
Creativity
Rhythm
Body-percussion
Group musical practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Workshops performativos
Criatividade
Ritmo
Percussão corporal
Prática musical em conjunto
Performance based workshops
Creativity
Rhythm
Body-percussion
Group musical practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description No âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, foi elabo-rado este Relatório da Prática Profissional (Parte I), sob a orientação científica e peda-gógica da Professora Doutora Luísa Orvalho e da Professora Emília Alves, contextua-lizado no Projeto Educativo da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), um dos ramos de ensino da Academia de Música de Espinho (AME) proprietária da escola, no segundo semestre do ano letivo 2011/2012, e o Projeto de Intervenção Pedagógica (Parte II), subordinado ao tema “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e perfor-mativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019, na Academia de Mú-sica de Espinho. Esta intervenção pretende contribuir para a capacitação dos alunos relativamente aos aspetos da sua prática musical, potenciando-lhes a aquisição de mais competências ao nível rítmico, de pulsação, de coordenação motora, assim como, in-troduzir o gosto pela prática de fazer música em conjunto. A investigação naturalista, fundamentada num quadro teórico e concetual defendido por alguns autores, tais como, Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). A estratégia metodológica seguida foi a de um estudo de caso e as técnicas de recolha e produção de dados foram: i) Observação direta e participante das aulas, ii) Gravações vídeo de algumas das sessões dos workshops, e iii) Inquéritos por questio-nário aplicados a alunos da Academia de Música de Espinho, do Curso Básico de Mú-sica (do 1º ao 5º Grau), e aos respetivos docentes. As técnicas de análise e interpretação dos dados foram: a) Análise estatística das respostas fechadas aos questionários aplica-dos, aos alunos e professores, e b) Análise de conteúdo das observações feitas direta-mente pelo investigador, registadas nas notas de campo, nas videgravações e das res-postas abertas aos questionários. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciaram que os objetivos propostos para a intervenção pedagógica foram atingidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2019
2019-12-16T00:00:00Z
2021-05-05T13:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32914
TID:202468259
url http://hdl.handle.net/10400.14/32914
identifier_str_mv TID:202468259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131981626212352