Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9312 |
Resumo: | Os MOOC são muitas vezes motores para o desenvolvimento de comunidades online, mas nem sempre é uma tarefa fácil envolver os participantes em interações significativas entre si. É frequente, neste contexto, o recurso a estratégias de gamificação para motivar os participantes e diminuir as desistências. Num MOOC intitulado “Crachás: como usar?” e destinado a professores e formadores, recorreu-se a uma ferramenta de apoio (endorsement) de crachás entre membros. A tarefa sugerida teve como intuito proporcionar uma experiência com Crachás aos participantes, mas também promover a interação entre estes. Através da leitura das apresentações individuais, cada participante deveria apoiar um dos crachás disponíveis, sendo atribuído o crachá com mais apoios. Esta ação desencadeou um grande número de interações que pretendemos analisar neste artigo. Inicialmente ocorreram interações de um para todos os membros como as publicações no grupo, para depois aumentarem as interações de um para um ou vários, como os comentários e o apoio de crachás, que exigem um esforço mais significativo por parte dos utilizadores. Os valores obtidos indicam que o recurso a crachás desinibiu a participação dos membros e que estes reconheceram a atividade como divertida, no entanto consideramos que são necessários mais estudos que validem esta abordagem. |
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Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades onlineEDUCAÇÃOENSINO À DISTÂNCIATECNOLOGIAS EDUCACIONAISCOMUNICAÇÃO VIRTUALREDES SOCIAISGAMIFICAÇÃOEDUCATIONDISTANCE LEARNINGEDUCATIONAL TECHNOLOGIESVIRTUAL COMMUNICATIONSOCIAL NETWORKSGAMIFICATIONMOOCWEB 2.0Os MOOC são muitas vezes motores para o desenvolvimento de comunidades online, mas nem sempre é uma tarefa fácil envolver os participantes em interações significativas entre si. É frequente, neste contexto, o recurso a estratégias de gamificação para motivar os participantes e diminuir as desistências. Num MOOC intitulado “Crachás: como usar?” e destinado a professores e formadores, recorreu-se a uma ferramenta de apoio (endorsement) de crachás entre membros. A tarefa sugerida teve como intuito proporcionar uma experiência com Crachás aos participantes, mas também promover a interação entre estes. Através da leitura das apresentações individuais, cada participante deveria apoiar um dos crachás disponíveis, sendo atribuído o crachá com mais apoios. Esta ação desencadeou um grande número de interações que pretendemos analisar neste artigo. Inicialmente ocorreram interações de um para todos os membros como as publicações no grupo, para depois aumentarem as interações de um para um ou vários, como os comentários e o apoio de crachás, que exigem um esforço mais significativo por parte dos utilizadores. Os valores obtidos indicam que o recurso a crachás desinibiu a participação dos membros e que estes reconheceram a atividade como divertida, no entanto consideramos que são necessários mais estudos que validem esta abordagem.MOOCs often trigger the development of online communities, however it is usually difficult to engage participants in meaningful interactions with each other. Often, in this context, the use of gamification strategies motivates participants and decrease potential withdrawals. In a MOOC entitled “Badges: how to use?” targeted to teachers and trainers, a tool to endorse badges between members was used. The aim of the suggested task was to provide an experience with Badges to the participants, but also to promote the interaction between them. Through the reading of the individual presentations each participant should support one of the available badges, being awarded the badge with more support. This action has triggered a large number of interactions that are analyzed in this article. Initially one-to-many interactions like group posts occurred, and then we verified a growing number of one-to-one interactions such as comments and endorsement for badges that required a lot more effort. We found that the use of badges disinhibited the participation of members and that they recognized the activity as fun. However, more studies are needed to validate this approach.Les MOOC sont souvent des moteurs de développement de communautés en ligne, mais ce n’est pas facile d’engager les participants dans des interactions significatives les uns avec les autres. Souvent, dans ce contexte, s’essaye l’utilisation de stratégies de gamification pour motiver les participants et diminuer les retraits. Dans un MOOC intitulé «Badges: comment user, adressé à enseignants et formateurs, un outil pour l’approbation des badges entre les membres a été utilisé. La tâche suggérée essayé de fournir une expérience avec des badges aux participants, mais aussi de promouvoir l’interaction entre eux. Grâce à la lecture des présentations individuelles, chaque participant devrait soutenir l’un des badges disponibles, en recevant le badge avec plus de soutien. Cette action a déclenché un grand nombre d’interactions que nous avons l’intention d’analyser dans cet article. Au départ, les interactions individuelles comme les publications de groupe ont eu lieu, puis ont augmenté les interactions individuelles telles que les commentaires et le soutien pour les badges qui nécessitaient beaucoup plus d’efforts. Nous avons constaté que l’utilisation de badges désinhibait la participation des membres et qu›ils reconnaissaient l›activité comme amusante, mais nous considérons que d›autres études sont nécessaires pour valider cette approche.Los MOOC son a menudo motores para el desarrollo de comunidades en línea, pero no siempre es una tarea fácil involucrar a los participantes en interacciones significativas entre sí. Es frecuente, en este contexto, el recurso a estrategias de gamificación para motivar a los participantes y disminuir las desistencias. En un MOOC titulado “Badges: ¿cómo usar?” destinado a profesores y formadores, se recurrió a una herramienta para endorsement de insignias entre miembros. La tarea sugerida tuvo como objetivo proporcionar una experiencia con bagdes a los participantes, pero también promover la interacción entre éstos. A través de la lectura de las presentaciones individuales cada participante debería apoyar una de las insignias disponibles, siendo asignado la insignia con más apoyos. Esta acción desencadenó un gran número de interacciones que pretendemos analizar en este artículo. Inicialmente se produjeron interacciones de uno para todos los miembros como las publicaciones en el grupo, para luego aumentar las interacciones de uno a uno o varios como los comentarios y el apoyo de botones, que exigen mucho más esfuerzo. Hemos encontrado que el uso de insignias desinibiu la participación de los miembros y que reconocen la actividad como divertida, sin embargo, consideramos que se necesitan más estudios que validen este enfoque.Edições Universitárias Lusófonas2019-01-14T13:34:27Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9312por1646-401XAraújo, InêsSantos, CarlosPedro, LuísBatista, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:07.404061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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