Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11975 |
Resumo: | No âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temática |
id |
RCAP_8351f90dfc6f3f726c60e625e0af73ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professoresCrachásFormação de professoresMoocSapo CampusGamificaçãoOpen Educational PracticesNo âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temáticaCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLAraújo, InêsSantos, CarlosPedro, LuísBatista, João2020-07-02T07:55:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11975porAraújo, I., Santos, C., Pedro, L., Batista, J. (2017) Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (258-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:09.287952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
title |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
spellingShingle |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores Araújo, Inês Crachás Formação de professores Mooc Sapo Campus Gamificação Open Educational Practices |
title_short |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
title_full |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
title_fullStr |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
title_sort |
Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores |
author |
Araújo, Inês |
author_facet |
Araújo, Inês Santos, Carlos Pedro, Luís Batista, João |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carlos Pedro, Luís Batista, João |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Inês Santos, Carlos Pedro, Luís Batista, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crachás Formação de professores Mooc Sapo Campus Gamificação Open Educational Practices |
topic |
Crachás Formação de professores Mooc Sapo Campus Gamificação Open Educational Practices |
description |
No âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temática |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-02T07:55:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11975 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, I., Santos, C., Pedro, L., Batista, J. (2017) Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (258-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-95733-9-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133469427630080 |