Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Inês
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Carlos, Pedro, Luís, Batista, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11975
Resumo: No âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temática
id RCAP_8351f90dfc6f3f726c60e625e0af73ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professoresCrachásFormação de professoresMoocSapo CampusGamificaçãoOpen Educational PracticesNo âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temáticaCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLAraújo, InêsSantos, CarlosPedro, LuísBatista, João2020-07-02T07:55:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11975porAraújo, I., Santos, C., Pedro, L., Batista, J. (2017) Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (258-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:09.287952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
title Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
spellingShingle Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
Araújo, Inês
Crachás
Formação de professores
Mooc
Sapo Campus
Gamificação
Open Educational Practices
title_short Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
title_full Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
title_fullStr Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
title_full_unstemmed Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
title_sort Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores
author Araújo, Inês
author_facet Araújo, Inês
Santos, Carlos
Pedro, Luís
Batista, João
author_role author
author2 Santos, Carlos
Pedro, Luís
Batista, João
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Inês
Santos, Carlos
Pedro, Luís
Batista, João
dc.subject.por.fl_str_mv Crachás
Formação de professores
Mooc
Sapo Campus
Gamificação
Open Educational Practices
topic Crachás
Formação de professores
Mooc
Sapo Campus
Gamificação
Open Educational Practices
description No âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temática
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-07-02T07:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11975
url http://hdl.handle.net/10400.21/11975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, I., Santos, C., Pedro, L., Batista, J. (2017) Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (258-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469427630080