O Brand Attachment e o mercado automóvel Uma abordagem ao consumidor final em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafael Mascarenhas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2438
Resumo: O mercado automóvel é indubitavelmente um dos motores mais importantes para a economia e desenvolvimento tecnológico dos países a nível mundial. Recentemente, a literatura científica tem vindo a conferir alguma atenção às questões do brand attachment (afetividade relacional) entre consumidores e marcas, sendo que, de facto, hoje disputa-se num mundo menos tangível onde as perceções do cliente em relação aos valores, significados e personalidade da marca bem como o relacionamento e as experiências vividas dominam e determinam as decisões de compra. Neste sentido, o objetivo central da presente investigação consiste em medir e perceber o impacto do brand attachment no comportamento do consumidor, no contexto específico do mercado automóvel em Portugal. Para tal, o modelo concetual adotado procura analisar as eventuais relações e associações existentes entre o brand attachment, a satisfação, o compromisso, a confiança e a lealdade. A metodologia assentou na aplicação de um questionário aos consumidores envolvidos na decisão de compra de um automóvel, tendo sido obtida uma amostra de 146 consumidores. Os resultados obtidos através dos dados empíricos possibilitaram concluir que o brand attachment tem, de facto, um impacto preponderante na relação entre o consumidor e a marca automóvel. Os consumidores inquiridos que demonstram um nível mais elevado de brand attachment, tendem a ser, também, aqueles que estão mais satisfeitos, comprometidos, confiantes e leais com as respetivas marcas. Desta forma, esta investigação apresenta-se como uma importante contribuição para a investigação em torno do brand attachment no âmbito do marketing e da gestão estratégica implicando assim um importante contributo para os profissionais de marketing que operam no setor automóvel em Portugal. Assim, será possível uma melhor definição das estratégias de marketing visando a criação de uma relação profícua entre os consumidores e as marcas. Concluiremos com uma crítica-reflexiva, acerca da importância desta temática.
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