Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2192
Resumo: Ser professor não se resume a “ensinar alunos”. É uma tarefa bem mais complexa e bem mais importante! A docência, hoje em dia, já não se deveria limitar a ser uma profissão exercida nas escolas, que se dedica à passagem de conteúdos escolares aos alunos. Um professor deve ser um modelo para os seus alunos; deve ser alguém que deve transmitir confiança e que deve ser visto como um exemplo para os seus alunos. Nos dias de hoje, em muitas escolas, os alunos ainda são formatados para trabalharem individualmente e, desta forma, não estão a ser preparados para uma vida em sociedade. Todos sabemos que, em sociedade, todos trabalham para o bem comum e que, muitas vezes, se criam parcerias para que esse bem comum seja atingido de forma simples. Regras básicas de cidadania podem, e devem, ser ensinadas nas escolas, em todas as áreas. Não estando a trabalhar estas regras, estaremos a fazer com que os nossos alunos tenham dificuldades em se relacionar com outros, não trabalhem a capacidade de aceitar e de aprender com novas opiniões e não percebam a importância e os benefícios que existem em se viver numa sociedade. Cabe ao professor a tarefa de relacionar os conteúdos das diferentes áreas do saber com a preparação dos seus alunos para uma vida em sociedade. Esta preparação passa pela criação de oportunidades em que os alunos possam sentir os benefícios da partilha de informação, da realização de tarefas para um bem comum e da partilha de opiniões sobre o mesmo tema e / ou trabalho. Só desta forma se pode ajudar os alunos a serem bons alunos de uma turma, hoje, e consequentemente bons cidadãos de uma sociedade, amanhã.
id RCAP_43c470aab51b5e4a64e211dd41ba6650
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógicaCidadaniaPerfil docenteSer professor não se resume a “ensinar alunos”. É uma tarefa bem mais complexa e bem mais importante! A docência, hoje em dia, já não se deveria limitar a ser uma profissão exercida nas escolas, que se dedica à passagem de conteúdos escolares aos alunos. Um professor deve ser um modelo para os seus alunos; deve ser alguém que deve transmitir confiança e que deve ser visto como um exemplo para os seus alunos. Nos dias de hoje, em muitas escolas, os alunos ainda são formatados para trabalharem individualmente e, desta forma, não estão a ser preparados para uma vida em sociedade. Todos sabemos que, em sociedade, todos trabalham para o bem comum e que, muitas vezes, se criam parcerias para que esse bem comum seja atingido de forma simples. Regras básicas de cidadania podem, e devem, ser ensinadas nas escolas, em todas as áreas. Não estando a trabalhar estas regras, estaremos a fazer com que os nossos alunos tenham dificuldades em se relacionar com outros, não trabalhem a capacidade de aceitar e de aprender com novas opiniões e não percebam a importância e os benefícios que existem em se viver numa sociedade. Cabe ao professor a tarefa de relacionar os conteúdos das diferentes áreas do saber com a preparação dos seus alunos para uma vida em sociedade. Esta preparação passa pela criação de oportunidades em que os alunos possam sentir os benefícios da partilha de informação, da realização de tarefas para um bem comum e da partilha de opiniões sobre o mesmo tema e / ou trabalho. Só desta forma se pode ajudar os alunos a serem bons alunos de uma turma, hoje, e consequentemente bons cidadãos de uma sociedade, amanhã.To be a teacher isn’t only “teaching students”. It’s a task much more complex and much more important. Teaching, nowadays, shouldn’t be limited to being a profession practised at schools, dedicated to transmite knowledge to students. A teacher must be a role model to his/her students , must be someone who gives confidence and must be seen as na example to his/her students. Nowadays, in many schools, the students are still shaped to work individually and, this way, they aren’t being prepared for a life in society. We all know that in society everyone works for the common good. And that, many times, partnerships are created so we can reach common good in a simpler way. Basic rules of citizenship can and must be tought in schools, in all subjects. Not working this rules, we are letting our students to have difficulties in relating with eachothers, not working the ability to accept and learn with new opinions and not understanding the importance and the benefits in living in a society. To relate themes from different subjects with their student’s preparation for a life in society is a teacher’s task. This preparation implies creating opportunities where students can feel the benefits of sharing information, doing tasks for a common good and sharing informations about the same subjects and/or work. Only this way we can help students being good students in a class, today, and consequently being citiziens in a society, tomorrow.2015-07-09T09:52:50Z2015-07-08T00:00:00Z2015-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2192TID:201465060porSantos, Juliana Filipa Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.179279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
title Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
spellingShingle Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
Cidadania
Perfil docente
title_short Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
title_full Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
title_fullStr Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
title_full_unstemmed Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
title_sort Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica
author Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
author_facet Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Perfil docente
topic Cidadania
Perfil docente
description Ser professor não se resume a “ensinar alunos”. É uma tarefa bem mais complexa e bem mais importante! A docência, hoje em dia, já não se deveria limitar a ser uma profissão exercida nas escolas, que se dedica à passagem de conteúdos escolares aos alunos. Um professor deve ser um modelo para os seus alunos; deve ser alguém que deve transmitir confiança e que deve ser visto como um exemplo para os seus alunos. Nos dias de hoje, em muitas escolas, os alunos ainda são formatados para trabalharem individualmente e, desta forma, não estão a ser preparados para uma vida em sociedade. Todos sabemos que, em sociedade, todos trabalham para o bem comum e que, muitas vezes, se criam parcerias para que esse bem comum seja atingido de forma simples. Regras básicas de cidadania podem, e devem, ser ensinadas nas escolas, em todas as áreas. Não estando a trabalhar estas regras, estaremos a fazer com que os nossos alunos tenham dificuldades em se relacionar com outros, não trabalhem a capacidade de aceitar e de aprender com novas opiniões e não percebam a importância e os benefícios que existem em se viver numa sociedade. Cabe ao professor a tarefa de relacionar os conteúdos das diferentes áreas do saber com a preparação dos seus alunos para uma vida em sociedade. Esta preparação passa pela criação de oportunidades em que os alunos possam sentir os benefícios da partilha de informação, da realização de tarefas para um bem comum e da partilha de opiniões sobre o mesmo tema e / ou trabalho. Só desta forma se pode ajudar os alunos a serem bons alunos de uma turma, hoje, e consequentemente bons cidadãos de uma sociedade, amanhã.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T09:52:50Z
2015-07-08T00:00:00Z
2015-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2192
TID:201465060
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2192
identifier_str_mv TID:201465060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624203354112